scorecardresearch ghost pixel



Você deveria tirar os sapatos antes de entrar em casa; entenda o porquê

Cientistas descobriram dados relevantes e alarmantes que vão fazer você querer tirar os sapatos antes de entrar em casa. O hábito já é comum em boa parte dos países.



Em alguns países do mundo é um grande sinal de desrespeito entrar na casa de alguém sem tirar os sapatos. Há locais onde o ato simboliza sinal de educação de bons modos. No entanto, no Brasil, a prática não é muito comum, embora devesse ser adotada. Cientistas afirmam que usar o sapato dentro de casa é nojento e até mesmo perigoso.

Veja também: Evite que a esponja de pia se torne um antro de bactérias

Não tirar os sapatos pode ser perigoso e nojento

Primeiramente, é importante ressaltar que a maior parte das pessoas passa quase 90% do tempo dentro de casa. Por isso, as questões internas da residência devem sempre ser consideradas como importantes para o bem-estar e para a saúde. Tirar os sapatos é uma dessas situações que também merecem atenção.

Cientistas ambientais da Austrália, Mark Taylor e Gabriel Filipelli vêm estudando as relações com o ambiente doméstico há um bom tempo. De acordo com os resultados das pesquisas, o mais indicado é tirar os sapatos assim que chegar em casa.

Quais os perigos de usar sapatos dentro de casa?

Por mais limpa que seja a sua casa, saiba que ela é repleta de sujeira minúscula, como cabelos, restos de pele, bactérias e muitas outras matérias. O mais assustador é que um terço de todos esses materiais foi trazido da parte externa para a parte interna da residência. Isso acontece pelo vento, através das roupas e, claro, dos sapatos.

Confira alguns dos materiais nocivos que podem entrar no seu lar se você não tirar os sapatos:

  • Genes resistentes a antibióticos, ou seja, que passam essa resistência a bactérias;
  • Microplásticos;
  • Produtos químicos desinfetantes;
  • Compostos perfluorados (PFAS), que tendem a ficar no corpo e são utilizados industrialmente;
  • Elementos radioativos.

Um estudo envolvendo 35 países revelou os resultados apontados acima. Além disso, eles mostraram que arsênio, chumbo e cádmo também podem ser levados nas solas dos calçados. O problema é que todas essas substâncias não possuem cor, cheiro ou algum indício claro de presença. Por isso, é melhor tirar os sapatos para entrar na sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário