Você pode estar ignorando os perigos de lavar o frango antes do cozimento

Entenda quais são os riscos de lavar o frango antes do cozimento. Sua saúde pode ser colocada em risco com esse hábito que aparenta ser saudável; confira os detalhes sobre o assunto.



Existem pessoas que lavam carnes antes do preparo, da mesma forma que fazem com legumes e verduras. Aliás, lavar o frango cru é um hábito bem mais comum do que parece. O problema é que não se deve fazer isso, especialmente, com a carne de ave. Essa é uma prática que pode acarretar prejuízos para sua alimentação diária.

Veja também: 9 alimentos que fazem mal para os rins e devem ser consumidos com moderação

Por que não pode lavar o frango?

Existem duas bactérias que motivam a restrição para lavar o frango antes do preparo. A carne do frango pode contar a famosa salmonela e a campylobacter. A primeira é popular por causar sérios episódios de infecção alimentar, que podem fazer uma pessoa ser levada ao hospital com extrema urgência. A segunda é ainda mais grave.

Calma, não precisa parar de comer frango por causa disso. Ambas as bactérias são facilmente eliminadas por meio do cozimento. Em outras palavras, nunca coma frango cru. Se ele for cozido, assado, grelhado ou frito, tudo bem, não haverá nenhum tipo de contaminação desse modo.

O problema de lavar o frango está em espalhar essas bactérias para outros locais, em especial outros alimentos. Respingos da água da lavagem do frango pode atingir utensílios, pratos, talheres e outros alimentos, como saladas.

Assunto foi alvo de estudos e pesquisas

Uma pesquisa que envolveu 300 cozinheiros fez a análise dos riscos de lavar o frango antes do preparo. De acordo com os dados publicados no Journal of Food Protection, o objetivo era preparar uma salada com frango.

Os cientistas notaram que as saladas de todos os cozinheiros que lavaram o frango tinham o dobro de bactérias do que as dos que não lavaram. A partir disso, duas hipóteses foram levadas em consideração;

  1. Os cozinheiros não limparam adequadamente as mãos depois de lavar o frango;
  2. Respingos da lavagem atingiram legumes e verduras que seriam consumidos crus.

Independente de qual das duas ocasionou o elevado número de bactérias, a verdade é a de que não se deve lavar o frango.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário