scorecardresearch ghost pixel



4 benefícios pagos pelo INSS que os caminhoneiros podem receber

Trabalhadores do transporte de carga que contribuem com a Previdência Social têm direito a benefícios previdenciários.



Milhares de caminhoneiros autônomos serão beneficiados com um novo auxílio de R$ 1 mil mensais criado pelo governo federal. Mas mesmo que não tem direito ao voucher pode receber outros benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Leia mais: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evitar

O acesso a esses programas é possível quando o profissional tem carteira assinada e contribui com a Previdência Social, ou está inscrito como Microempreendedor Individual (MEI). Basicamente, o caminhoneiro pode receber os mesmos auxílios que qualquer trabalhador formal.

Confira quatro benefícios do INSS que atendem os profissionais dessa categoria:

Auxílio-doença

O pedido pode ser feito após um afastamento causado por lombalgia ou lesões por esforço repetitivo, por exemplo. O auxílio-doença é liberado quando o trabalhador precisa ficar mais de 15 dias longe das atividades laborais.

Auxílio-acidente

O segundo benefício é um direito do caminhoneiro que sofreu um acidente que interferiu em sua capacidade laboral, tinha ele ocorrido em casa ou no trabalho. O auxílio-acidente tem caráter indenizatório e não substitui nem auxílio-doença nem a aposentadoria.

Aposentadoria por invalidez

O trabalhador que ficou permanentemente incapacitado de trabalhar devido a um acidente ou doença pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria especial

O último benefício é a aposentadoria especial, concedida aos caminhoneiros que desenvolvem atividades perigosas, como exposição a agentes nocivos ou transporte de inflamáveis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário