Os aplicativos ao serem baixados acabam ocupando a memória interna do celular, portanto, se o seu celular tem 4GB, tem 4000Mb disponíveis. Em geral, os aparelhos têm aumentado consideravelmente o espaço. Os modelos de 64GB já estão mais acessíveis, mas os recursos também vem exigindo bastante dos dispositivos, pelo processamento de dados.
Veja também: Por que é melhor você usar os dados móveis do seu celular do que o Wi-fi público
Lembrando que há aplicativos indispensáveis, como ferramentas de busca, serviços de comida ou carro e ferramentas de trabalho. Sendo assim, é difícil imaginar o que excluir e às vezes dificulta certos downloads. Enquanto não surge uma tecnologia ilimitada nesse sentido, entenda quais apps populares exigem centenas de megabytes para funcionar.
1- Facebook
O app tem 430 MB, mas a cada atualização esse número acaba subindo e o cachê do consumo de dados chega a 1GB facilmente. Além disso, ao se conectar com o chat do Messenger e atividades do Instagram.
2- WhatsApp
Não é bem o aplicativo em si que acaba ocupando muita memória, mas a quantidade de arquivos compartilhados diariamente. Ao excluir constantemente os arquivos em cache você consegue diminuir isso.
3- Pokémon Go
O jogo mobile, para funcionar, precisa coletar um grande número de informações em tempo real pelo GPS. As atualizações são constantes, ocupando espaço todas as vezes que for utilizado.
4- Spotify
O aplicativo de música mais popular de todos oferece a opção de baixar faixas para ouvir depois, no modo offline. Contudo, essas canções e podcasts acabam tomando espaço.
5- Google Maps
Apesar de útil, possibilitando a busca de endereços, o Google Maps salva trajetos e mapas de forma ilimitada. Portanto, o cache fica cheio e acaba saturando a memória do celular.