scorecardresearch ghost pixel



5 sintomas que podem indicar a falta de proteína no organismo

Cãibras, fadiga, unhas fracas e pele envelhecida são alguns dos sintomas da falta de proteína no organismo.



A proteína é um nutriente importante para o desempenho de diversas funções do organismo. O consumo médio diário deve ser de 50 gramas. Embora a carência de proteína seja algo difícil, quando acontece diversos sintomas indesejáveis começam a ser percebidos. Vamos conhecer 5 sintomas que podem indicar a falta de proteína no organismo.

Veja também: Mau hálito: descubra quais são os alimentos vilões e os amigos do bafinho

Sintomas que podem indicar a falta de proteína no organismo

Diminuição de massa muscular

Após os 40 anos é natural que ocorra perda progressiva de massa muscular, por essa razão, o consumo de proteína durante e após essa fase pode ser maior.

Mas, se o organismo estiver com níveis de proteínas insuficientes, pode ocorrer dificuldade para executar exercícios físicos ou episódios de cãibras.

A deficiência de proteínas faz com que diminuam os aminoácidos como a leucina, responsável pela manutenção muscular. A leucina é encontrada em abundância em carnes de origem animal, como a bovina, frango, porco e peixes, mas também em ovos e laticínios.

Aumento do apetite

Comer proteínas na alimentação aumenta o tempo de saciedade. Logo, a insuficiência desse nutriente pode causar mais períodos de fome, pois a alimentação com outras fontes nutritivas não é suficiente para matar a fome.

Fragilidade de unhas, cabelo e pele

A falta de proteína no organismo causa o enfraquecimento do fio capilar, provocando quedas frequentes de cabelos. Da mesma forma, acontece com as unhas e o cabelo, que ficam enfraquecidos, por causa dos baixos níveis de colágeno, elastina e queratina. 

As unhas tendem a ficar quebradiças e elásticas e pele mais fina e enrugada.

Baixa da imunidade

A falta de proteína causa um enfraquecimento do sistema imunológico, pois os anticorpos presentes no metabolismo necessitam de moléculas de proteínas para serem constituídos. Isso faz com que o sistema imune seja comprometido, aumentando a frequência de doenças.

Cansaço frequente

Sentir-se demasiadamente cansado com frequência pode ser um indício de falta de proteína no organismo.

A proteína é um nutriente que precisa estar presente na dieta diária de todas as pessoas. O recomendado é o consumo de 0,7 a 0,8 gramas por quilo de peso. Em média deve-se comer entre 45 e 55 gramas de proteínas diariamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário