Abono aposentadoria: veja quem pode solicitar e quais as vantagens

O servidor público prestes a se aposentar pode optar pelo abono aposentadoria. Você sabe quais são as vantagens? Confira e veja quando solicitar.



Você sabe o que é abono aposentadoria? É um incentivo para que os servidores em idade para se aposentar continuem trabalhando. O benefício também é chamado de abono permanência. A ideia é incentivar que mais pessoas continuem na ativa.

Leia mais: Perdeu a data do PIS/Pasep e FGTS? Caixa autoriza novos saques

O abono aposentadoria é um incentivo financeiro do Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). Assim, os funcionários com longos anos de experiência e conhecimento são incentivados a permanecerem no cargo e continuarem contribuindo com a prestação dos serviços.

Abono aposentadoria

Por meio do abono aposentadoria, os governos municipal, estadual e federal têm a chance de continuarem com os colaboradores por mais tempo. Eles ganham um abono junto com o salário mensal.

O valor do abono varia e depende da contribuição feita pelo servidor à Previdência. Outro ponto é que os estados e municípios têm autonomia para criarem as próprias regras de pagamento.

Por isso, para receber o benefício a pessoa precisa optar pela permanência na atividade quando chegar a hora da aposentadoria. É exigido o mínimo de 25 anos de contribuição para as mulheres e 30 para os homens. Além, é claro, de optar pela permanência no trabalho.

Podem pedir o pagamento também os servidores que completarem os requisitos para a aposentadoria voluntária – a regra varia de acordo com a data de início do trabalho.

Para o servidor, o abono aposentadoria pode ser uma grande vantagem. Até mesmo porque, além de seguir na ativa, ele recebe um adicional aos rendimentos e ganha mais do que o próprio benefício da aposentadoria.

Assim, quem deseja continuar trabalhando encontra vantagens nesse benefício. Dependendo do local onde a pessoa trabalha, pode ser que nem seja preciso solicitar o serviço. Isso porque o setor de recursos humanos é orientado a apresentar essa opção quando o servidor está prestes a se aposentar.

Se isso não acontecer, o servidor que tiver a certeza de ter cumprido com todo o período pode solicitar por meio de um requerimento administrativo específico para o abono permanência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário