scorecardresearch ghost pixel



Alimentos que não podem ser cozidos em panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio indispensável em qualquer cozinha, pois agiliza o cozimento, economiza o tempo e gás. Mas a sua utilização requer alguns cuidados para evitar uma possível explosão.



Acidentes com explosão de panela de pressão são muito graves, podendo destruir o fogão e o forro da casa, e caso alguém esteja perto pode sofrer graves queimaduras e/ou ser atingido por estilhaços da panela.

Veja também: Panela ou micro-ondas: descubra jeito certo de esquentar o arroz pronto

A principal causa da explosão é o entupimento da saída dos vapores dos alimentos e a obstrução da válvula de segurança. A válvula de segurança é de extrema importância para evitar uma explosão, mas, algumas vezes, estraga e não é substituída de forma correta, sendo fechada completamente e perdendo sua função de segurança.

Existe também o risco de o alimento explodir dentro da panela, quando são colocados com suas embalagens. Os alimentos que formam muita espuma quando cozidos são um risco, veja alguns exemplos.

Alimentos que não podem ser cozidos em panela de pressão 

Leite condensado: é comum cozinhar a lata de leite condensado, mas o leite condensado em caixinha não pode ser colocado diretamente na panela de pressão, para não correr o risco de explosão. Porém, para evitar que a caixinha exploda existe a técnica de enrolar o papel alumínio várias vezes, pois assim evita o risco de explosão. Mas, melhor não tentar e fazer seu doce de leite de maneira clássica usando a lata de alumínio!

Alimentos congelados: podem ser cozidos na panela de pressão, porém é preciso ter certeza de que são quantidades seguras, porque é comum os alimentos maiores sobrecarregarem a panela, causando risco de explosão. O melhor é descongelar e fatiar os pedaços antes de submeter a pressão.

Ervilha seca: também tem o risco de produzir espuma e causar uma explosão. O recomendado é cuidar a quantidade a ser cozida e colocar um fiozinho de óleo para diminuir a espuma.

Cozinhar vegetais: não causam riscos de explosão, mas alguns vegetais podem perder as quantidades nutricionais sendo cozidos na panela de pressão. Então, a menos que você queira fazer uma sopa, coloque-os para cozinhar em panelas normais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário