Sabemos que o Brasil é um país complicado e quase referência quando o assunto é corrupção. Não existe um só setor que não tenha as suas próprias histórias envolvendo um crime dessa natureza. Mas o melhor de tudo mesmo é quando tudo isso vêm a público, pois assim as pessoas acabam recebendo a justiça que merecem.
Veja também: Aposentados do INSS podem mudar de vida após decisão do STF
E uma história tem se mostrando exatamente recentemente. Acontece que a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) irá receber R$ 5 bilhões da Caixa Econômica em breve. Esse dinheiro é uma compensação por todos os problemas de desvios de recursos que o programa vinha sofrendo.
Para entender melhor o que estava acontecendo, o Ministério Público Federal precisou abrir uma ação civil contra a própria Caixa Econômica, o que criou uma situação, no mínimo, constrangedora para todas as partes. Sendo assim, o grupo se reuniu e chegou ao valor da indenização que deveria ser paga.
Tudo isso poderia ter passado no escuro, mas acabou ganhando mídia por causa das investigações que só aconteceram graças às denúncias sobre a corrupção que havia lá dentro. O escândalo teria ocorrido de 2008 até 2016. Estando munido de informações, o Ministério Público Federal conseguiu chegar no atual valor.
Todas as denúncias fizeram com que uma grande operação de investigação acontecesse. A operação acabou ganhando o nome de Greenfield e teve atuação pesada da Polícia Federal, que pôde investigar os desvio dos fundos de pensão de diversas instituições financeiras, incluindo estatais e bancos públicos.
Com as informações da época, ficou claro que ao menos R$ 8 bilhões teriam sido movidos desses fundos citados. Os aposentados foram os que mais acabou sofrendo com isso.
A operação ainda teve ajuda da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e também da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A maior dúvida que as pessoas têm agora é como elas vão poder receber alguma quantia pelo o que aconteceu. O que se sabe até o momento é que esses pagamentos vão ficar por conta do Instituto Nacional do Seguro Social. É por meio dele que os aposentados e pensionistas irão receber.
Isso acontece em partes porque o Ministério Público chegou à conclusão de que esse grupo de pessoas acabou sendo o mais prejudicado com tudo o que aconteceu. E não somente por causa do desvio de verbas mas também por outro escândalo.
Segundo o resultado das investigações, além dos desvios, houve também cobranças indevidas que teriam sido feitas mediante taxas extraordinárias. Com os aposentados sendo as maiores vítimas da história, além de indenizados, eles também vão ser ressarcidos.