scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a dar entrada no pedido de aposentadoria do INSS

Na hora de dar entrada no pedido de aposentadoria, muitos brasileiros têm dúvidas. Para te ajudar, sugerimos que veja como solicitar o benefício previdenciário, pois há uma opção na qual você nem precisa sair de casa.



Quando o assunto é a aposentadoria, ninguém quer perder tempo. Ainda mais depois da Reforma da Previdência que deixou o tempo de espera maior para muitos brasileiros. Sendo assim, uma dúvida pode estar te incomodando nesse momento: será que você já pode dar entrada na sua aposentadoria ainda em 2022?

Leia mais: Entenda porque alguns aposentados do INSS vão receber até R$ 100 mil em breve

A Reforma da Previdência foi em 2019. Depois dela, as formas de solicitação da aposentadoria mudaram. É por isso muita gente está desatualizada sobre regras e ainda sem saber quando dar entrada no pedido do benefício. Se essa também é a pulga atrás da sua orelha, confira as dicas.

Entrada na aposentadoria em 2022

A entrada no pedido da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser feita de duas formas. São elas: pelo atendimento presencial em qualquer agência do INSS ou também pela internet, especialmente nos canais de atendimento ao público.

Quem optar por visitar uma agência, saiba que o atendimento precisa ser agendado. Para isso, basta ligar para o telefone 135 e agendar um horário.

Caso contrário, o interessado também pode agendar o serviço pelo aplicativo Meu INSS. Nesse caso, o pedido pode ser feito a qualquer hora do dia. Basta seguir esses passos:

  • Baixe o app Meu INSS;
  • Faça o login com a conta gov.br;
  • Vá em “novo pedido”;
  • Inclua os documentos solicitados;
  • Faça a solicitação e salve o número do protocolo para acompanhar o pedido.

Nas duas formas de atendimento, presencial ou online, é preciso apresentar alguns documentos básicos para dar entrada na aposentadoria. Entre eles estão o RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, PIS/Pasep, carnês de contribuição, extrato CNIS e outros indicados pelo INSS.

Lembrando que se a solicitação de aposentadoria for por incapacidade permanente, é necessário apresentar ao INSS os documentos que comprovem a condição. É possível usar os exames feitos e laudos médicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário