A confiança é um sentimento que se conquista por meio dos atos. Saber se uma pessoa é confiável ou não exige um pouco de convivência, mas também há sinais que podem ajudar a identificar relações que estão fadadas ao fracasso e à desconfiança.
Veja também: Fatores estranhos e que são comuns em pessoas inteligentes, segundo cientistas
4 sinais que mostram se a pessoa é confiável ou não
Você tem dúvidas sobre se uma pessoa é confiável ou não? Confira alguns sinais que devem ser levados em consideração.
1 – Como a pessoa age quando está sozinha
Um sinal clássico que deve ser encarado como alerta é quando a pessoa começa a agir de modo diferente na presença de outros. Isso quer dizer que quando está sozinha ao seu lado, a pessoa demonstra ser de um jeito, mas simula outras ações quando estão em público. A falta de autenticidade não é um bom indício de confiança.
2 – Pontualidade não é com a pessoa?
Alguém que seja ou que queira ser confiável precisa ser pontual. Este é o pré-requisito mínimo para que isso ocorra. Então, se o atraso é mais comum do que a pontualidade, isso demonstra que a pessoa não é confiável. Claro que atrasar em algumas ocasiões não é algo ruim e isso pode acontecer com qualquer um, o problema está na frequência.
3 – Incapacidade de se desculpar
O orgulho pode dificultar os pedidos de desculpa, mas a indiferença também faz isso. Fique de olho se a outra pessoa não consegue se desculpar pelos erros que cometeu. Isso não é sinal de uma pessoa confiável.
4 – Desrespeito
Quando se falta confiança no outro, um dos sintomas mais graves é o desrespeito. Não existe relação saudável que possa resistir sem que haja o mínimo de empatia e de educação. Por isso, se a outra pessoa não lhe tem respeito, é melhor desencanar e buscar companhias mais agradáveis e confiáveis.