scorecardresearch ghost pixel



Atenção: Receita abre consulta ao 3º lote de restituições do IR

Pagamentos do 3º lote de restituições do IR serão realizados no próximo dia 29. Já o fim das liberações acontece em setembro.



Começou nesta sexta-feira, 22, o período de consulta ao 3º lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Ao todo, o montante é de R$ 6,3 bilhões destinados a 5.242.668 contribuintes. Neste valor, também estão incluídas devoluções de exercícios anteriores, as chamadas “restituições residuais”.

Leia mais: Seu benefício do INSS foi NEGADO? Descubra como resolver o problema

Serão repassados R$ 285.789.146,12 do total liberado aos contribuintes enquadrados no grupo prioritário de recebimento, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, cidadãos que possuem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de contribuintes que têm no magistério sua maior fonte de renda.

Além destes, foram incluído no novo lote 5.134.337 pessoas não prioritárias que fizeram a entrega anual da declaração até o dia 3 de maio deste ano. Os pagamentos do 3º lote de restituições do IR serão realizados no próximo dia 29. Já o fim das liberações acontece em setembro, quando sai o 5º e último lote.

Como consultar a restituição do IR?

Para saber se foi contemplado no novo lote de restituições, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e, em seguida, clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Feito isso, basta ele clicar novamente na aba “Consultar a restituição”.

Ao acessar o site, é possível obter informações de forma simplificada ou recorrendo a uma consulta completa da situação da declaração, para obter o extrato de processamento, acessando o e-CAC.




Voltar ao topo

Deixe um comentário