A parcela de julho do Auxílio Brasil começou a ser depositada no último dia 18, mas metade dos beneficiários só terá acesso aos valores nesta semana. Até a próxima sexta-feira, 29, o dinheiro cai na conta dos beneficiários que têm NIS (Número de Identificação Social) com final 6 a 0.
Leia mais: Lucro do FGTS: saiba como calcular o valor que você receberá na conta
Esses são os últimos lotes do benefício antes da mudança aprovada pelo Congresso Nacional. A partir de agosto, a parcela mínima sobe para R$ 600 mensais, aumento que terá validade até dezembro deste ano.
Por enquanto, cada família aprovada segue recebendo o valor mínimo de R$ 400, mas que pode ficar além disso. Tudo depende se ela tem direito ao não aos benefícios adicionais previstos nas regras, como Auxílio Inclusão Produtiva, Bolsa de Iniciação Científica Júnior e outros.
Calendário do Auxílio Brasil
As datas de pagamento abrangem os dez últimos dias úteis de cada mês, exceto em dezembro. Os repasses ocorrem de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários, veja o calendário:
- NIS final 6: 25 de julho
- NIS final 7: 26 de julho
- NIS final 8: 27 de julho
- NIS final 9: 28 de julho
- NIS final 0: 29 de julho
Novo cartão do programa
O governo federal confirmou a confecção e entrega de novos cartões do Auxílio Brasil. Serão 6,6 milhões de unidades emitidas ao todo, sendo 3,2 milhões somente neste primeiro mês.
O dispositivo será enviado gradualmente e gratuitamente, pelos Correios, para as famílias que entraram no programa a partir de novembro de 2021. Os demais beneficiários podem continuar usando o cartão do extinto Bolsa Família normalmente.
A grande novidade é que ele agora vem com um chip para compras na função débito. Além de sacar a parcela em espécie, o usuário pode pagar produtos adquiridos em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e qualquer outro estabelecimento que aceite cartão de débito como forma de pagamento.