O Programa de Integração Social (PIS) é um direito de trabalhadores da iniciava privada de todo o Brasil. Eles recebem, entre outras coisas, um abono salarial todos os anos. Cada funcionário ganha um número de identificação exclusivo, utilizado para consultar e acessar esse benefício.
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A administração do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o maior banco público do país. Dessa forma, a numeração mencionada também pode ser consultada nos canais de atendimento da instituição.
O que é o abono salarial? Quem tem direito?
O abono salarial PIS/Pasep é um repasse no valor de até um salário mínimo feito aos servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas que cumprem os requisitos. Ele funciona como uma bonificação para esses cidadãos, e costuma ser liberado no ano seguinte ao período trabalhado.
Está apto a receber o benefício quem cumpre todos os requisitos abaixo:
- Estar inscrito no PIS há, no mínimo, 5 anos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês no ano-base;
- Estar com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como consultar o PIS?
A consulta do PIS está disponível em diferentes locais e ferramentas físicas e digitais. Veja quais são:
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Cartão Cidadão;
- Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Carteira de Trabalho Digital;
- Central Alô Trabalho (número 158).
Outras possibilidades são: aplicativo Caixa Trabalhador, site da Caixa e telefone 0800 726 0207. Esses canais são exclusivos para consulta do PIS. Quem precisa consultar o Pasep deve entrar em contato com o Banco do Brasil.