scorecardresearch ghost pixel



Abono salarial PIS/Pasep: nova rodada será paga ainda em 2022?

Benefício concede até um salário mínimo para trabalhadores da iniciativa pública e privada. Veja mais detalhes.



O abono salarial PIS/Pasep é um benefício com o qual milhões de trabalhadores da iniciativa pública e privada contam todos os anos. Quase sempre, os repasses são feitos no ano seguinte ao período trabalhado, ou seja, quem trabalhou em 2021 recebe em 2022, e assim sucessivamente.

Leia mais: FGTS: saques de R$ 3,9 mil estão disponíveis; quais as regras para receber?

Acontece que o governo federal decidiu adiar os pagamentos do abono referente ao ano-base 2020 para poupar dinheiro durante a pandemia. Desta forma, os repasses para quem trabalhou naquele ano só foram feitos há poucos meses, em fevereiro e março deste ano.

A medida fez muitos brasileiros acreditarem na possibilidade de liberação em dobro, já que o PIS/Pasep de 2021 a princípio deveria ser pago neste ano. Mas será que isso vai ocorrer? O cidadão deve esperar uma nova rodada do abono salarial em 2022?

Nova rodada do abono salarial PIS/Pasep

Indo direto ao ponto, não. O governo decidiu por um novo adiamento do calendário do benefício, e anunciou que o abono com ano-base 2021 só será pago em 2023.

Sendo assim, não existe a chance de uma nova rodada nos próximos meses, e quem trabalhou formalmente no ano passado terá que esperar um pouco mais para realizar o saque.

PIS/Pasep “esquecido”

Apesar da má notícia para esse grupo, aqueles que deixaram de sacar o abono pago em 2020 podem comemorar. O governo autorizou um novo resgate do benefício referente ao ano-base 2019 até dezembro deste ano.

Para descobrir se você tem direito, acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS), ou ligue para a central telefônica Alô Trabalhador (número 158). Outra opção é entrar em contato com a Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (Pasep).

Quem ainda não retirou o benefício pode solicitar o saque retroativo em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência, ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo “uf” pela sigla do estado onde reside). Cerca de 320 mil pessoas ainda têm o direito de sacar até um salário mínimo de forma retroativa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário