scorecardresearch ghost pixel



Calendário PIS/Pasep 2021 e 2022: o que já foi divulgado até agora?

Após o governo adiar os pagamentos em um ano, muitos brasileiros querem saber como serão as datas de pagamento dos próximos anos.



O PIS/Pasep é um benefício destinado aos trabalhadores da iniciativa pública e do setor privado. Pago anualmente, o programa garante valores de até um salário mínimo. Com o fim do calendário ano-base 2020, muita gente já se pergunta quando será divulgado o calendário do abono de 2021 e 2022.

Leia mais: R$ 400 milhões do PIS/Pasep são liberados; confira se você tem direito

O que acontece é que houve um atraso nos pagamentos em razão da pandemia da Covid-19. Isso fez com que os beneficiários recebessem em 2022 os benefícios que deveriam ter sido pagos em 2021.

No começo do ano, houve a expectativa de liberação do calendário PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 e 2021. O que acabou não acontecendo, pois o orçamento só tinha reserva para apenas um repasse.

Por conta do adiamento, quem trabalhou em 2021 com carteira assinada só receberá a partir do ano que vem. Além disso, até o momento, são mínimas as chances de liberação de um novo calendário.

Pagamento do abono salarial ano-base 2021 e 2022

Muitos trabalhadores estão com dúvidas a respeito das datas de pagamento do PIS/Pasep para quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e 2022. Considerando o atraso de um ano, a previsão é que os valores referentes a 2021 sejam pagos em 2023 e que os de 2022 apenas no ano conseguinte.

No geral, os detalhes sobre os pagamentos ainda serão confirmados pelo governo federal. Até lá, os trabalhadores podem consultar se possuem direito às quantias referentes aos anos de 2019 e 2020, já liberadas.

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

Tanto trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos podem ter direito ao PIS/Pasep. Mas para isso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado formalmente por, pelo menos, 30 dias no ano-base de apuração;
  • Ter recebido remuneração de até dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos também no ano-base do calendário;
  • Além de ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.

Como consultar o PIS e o Pasep?

Os cidadãos que desejam consultar o PIS/Pasep podem acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Com ele instalado no celular, basta fazer login com CPF e senha cadastras no Gov.br (quem não tiver deve criar uma).

Feito isso, basta ir na opção “Benefícios”, localizada no menu inferior. Ao clicar em consultar, será possível selecionar o ano do abono a ser consultado. Lembrando que os saque referentes aos anos-base 2019 e 2020 seguem disponíveis até o dia 29 de dezembro de 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário