Começou a entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família em outubro do ano passado. O Ministério da Cidadania confirmou que 3,2 milhões de unidades foram fabricadas e começaram a ser entregues em junho pelos Correios.
Leia mais: ICMS: etanol registra queda e já está 3% mais barato no Brasil
Terão prioridade no recebimento cerca de 6,6 milhões de famílias que entraram na folha de pagamento da iniciativa a partir de novembro. Essas pessoas atualmente recebem as parcelas por meio da poupança social digital do aplicativo Caixa Tem.
Isso significa que o governo priorizou os beneficiários que não possuem o antigo cartão do Bolsa Família para sacar o dinheiro todos os meses. Enquanto isso, a versão anterior do dispositivo segue sendo aceita normalmente.
Novidades do cartão
A grande novidade é que o produto agora vem com um chip para permitir a realização de compras na função débito. Os usuários do Auxílio Brasil não precisarão mais sacar o dinheiro, mas poderão faz isso nos caixas da Caixa e da rede Banco24Horas caso prefiram.
Novas informações também foram incluídas no cartão, sendo elas:
- Frente: identificação do Programa Auxílio Brasil, número do cartão, NIS e nome do Responsável Familiar (RF), validade do cartão e número da conta.
- Verso: canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa, nomes da Caixa e Ministério da Cidadania, bandeira do Caixa Aqui, QR Code, bandeira do banco 24Horas; e bandeira da Elo ou Visa.
Funções do cartão
Além dos pagamentos na função débito, o usuário também poderá fazer até dois saques mensais em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e/ou correspondentes Caixa Aqui. Também serão liberados até dois saques mensais nos Bancos24h, até três TEDs mensais e transferências ilimitadas para contas da Caixa e via Pix.
A distribuição ocorrerá de maneira gratuita aos beneficiários do programa, sem necessidade de solicitação prévia. Para acompanhar a entrega, vá até uma agência da Caixa ou ligue para os telefones 0800 104 0104 ou 4004-0104 .