scorecardresearch ghost pixel



Com o 5G, muitos brasileiros terão de pagar para trocar parabólica; veja por quê

A tecnologia muda e exige que as pessoas se adaptem a essas mudanças, promovendo a melhoria de alguns serviços ligados à velocidade da comunicação no mundo todo.



O 4G está em processo de substituição pelo 5G, internet 20 vezes mais veloz e estável. A cobertura vem aumentando no Brasil, só que o impacto da nova configuração vai afetar 10 milhões de brasileiros. As agências reguladoras emitiram um comunicado afirmando que nenhuma instituição pode interferir nessa alteração, considerando positiva as medidas tomadas. 

Veja também: O que muda com a chegada do 5G ao Brasil? Confira as novidades

As antenas parabólicas ainda funcionam principalmente para garantir a qualidade do sinal de televisão. Apesar da conectividade digital, muitos lares ainda contam com esse aparelho que está localizado em cima das residências. Entre casas e apartamentos, os dispositivos precisarão ser removidos o mais rápido possível, evitando o atraso da operação das empresas.

Em poucos meses, as antenas parabólicas deixarão de existir, dando espaço à conectividade 5G

Caso as antenas permaneçam, uma interferência pode comprometer a prestação de serviços ligados ao 5G. Por isso a banda C deixará de existir daqui a 18 meses, criando uma nova demanda tecnológica. Alguns técnicos estarão disponíveis para solicitações envolvendo a retirada das parabólicas, a um custo que pode variar em cada região. 

Metade da população brasileira terá de tirar o dinheiro do próprio bolso, buscando atender às exigências locais. Quem possui cadastro no CadÚnico, recebendo auxílio do governo pela falta de acesso a recursos, terá um benefício gratuito voltado à saída da antena. Para substituir, recomenda-se a compra de um sinal digital, evitando a desconexão dos canais livres. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário