scorecardresearch ghost pixel



Comer banana verde todos os dias pode evitar câncer; diz estudo

Um estudo revelou que comer uma banana verde todos os dias reduz os riscos de desenvolver câncer no trato gastrointestinal.



O estudo foi realizado por pesquisadores britânicos, e revelou que a banana verde tem potencial de diminuir as chances de desenvolver o câncer. Conforme os cientistas, o consumo da fruta pode diminuir em até 60% os riscos de alguns tipos de cânceres.

Veja também: 5 comidas cancerígenas que você deve parar de consumir agora mesmo

O estudo foi publicado na revista Cancer Prevention Research, realizado por pesquisadores das Universidades de Newcastle e Leeds. A justificativa é que a banana verde tem em grande quantidade um tipo de amido bastante resistente, que na banana madura não possui.

A conclusão desse estudo foi feita a partir da análise de pessoas com síndrome de Lynch, uma condição genética que aumenta o risco de desenvolver câncer.

Por quanto tempo foi feito o estudo?

Durante seis anos (entre 1999 e 2005), os pesquisadores analisaram aproximadamente mil pessoas que tomavam o pó de amido resistente à base de banana verde ou placebo diariamente, no período de dois anos. 

Nesse tempo de análise, foram levantados apenas cinco novos casos de câncer gastrointestinal superior entre os 463 participantes que tomavam o amido resistente. Já os que tomavam placebo, foram 21 entre o total de 455.

O professor especialista em nutrição humana em Newcastle, John Mathers explica: “Isso é importante porque os cânceres do trato gastrointestinal superior são difíceis de diagnosticar e muitas vezes não são detectados precocemente”.

O amido resistente teve melhor efeito na prevenção de cânceres do trato gastrointestinal superior, que estão incluídos, câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno, tipos de cânceres mais difíceis de obter diagnóstico.

De acordo com os estudos, os efeitos protetivos duraram dez anos depois que os indivíduos pararam de utilizar o suplemento. Os pesquisadores acreditam que esses resultados possam ajudar muitas pessoas além das pessoas que sofrem de síndrome de Lynch.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário