scorecardresearch ghost pixel



Como afastar baratas com produtos simples e caseiros

Descubra o poder de alguns produtos caseiros que são capazes de afastar baratas da sua casa. Anote as soluções propostas neste texto e se livre desses animais inconvenientes.



A barata é um inseto incômodo e abominado pela maioria das pessoas que vivem em centros urbanos. Rapidamente ela toma conta dos ambientes da casa e aparece nos lugares mais inusitados. Um ninho de barata é capaz de gerar dezenas de novos insetos em pouco tempo, além de proporcionar incríveis transtornos aos moradores. Por isso chegou a hora de descobrir como afastar baratas da sua casa de modo caseiro, sem usar veneno.

Veja também: Inseticida ‘bomba’ caseiro com sementes de graviola; aprenda como fazer

Hoje você vai aprender alguns truques para afastar baratas sem agredir outros seres vivos e o meio ambiente. Por isso, todas as soluções apresentadas aqui são livres de venenos ou produtos tóxicos.

Aprenda a afastar baratas de uma vez por todas

Não é apenas a presença da barata que incomoda, já que ela é portadora de bactérias e microrganismos nocivos para a saúde humana. Esses animais são verdadeiros lixeiros da cidade e transitam por esgotos, lixo e bueiro. Basta deixar alguns restos de comida à mostra para que as baratas façam a festa na sua casa.

Por isso, antes de entender quais são os produtos que ajudam a afastar as baratas, é preciso tomar medidas preventivas. A primeira delas é realizar uma boa faxina no imóvel. Todas as baratas podem voar e se esconder nos cantinhos mais estreitos dos móveis e dos cômodos. Então, dê atenção aos mínimos detalhes na hora da limpeza. Tampe os buracos e fendas por onde as baratas podem passar, além de fechar ou telar os ralos.

Produtos caseiros para afastar baratas

Alguns produtos são repelentes naturais de baratas, como plantas aromáticas e alguns óleos vegetais. Existem produtos não agressivos para humanos e animais que podem ser misturados aos produtos de limpeza na hora da faxina. Veja quais são eles:

1 – Água e sabão

A água e o sabão unidos fazem uma mistura típica para fazer a limpeza da casa, porém ela também serve para afastar baratas. Se você quer se livrar desses insetos, saiba que a solução de água com sabão funciona como uma espécie de inseticida caseiro. Basta borrifar o líquido já misturado sobre a barata para que ela morra e seja eliminada da sua casa. O melhor é que o inseticida caseiro não é agressivo para plantas e animais.

2 – Bicarbonato de sódio para afastar baratas

Sabe aqueles venenos para afastar baratas que funcionam como armadilhas atrativas? Pois é, ao invés de utilizar a solução química e industrializada, faça uso do bicarbonato de sódio, o qual se mostra eficiente no mesmo sentido. Basta misturar um pouco de açúcar e bicarbonato e depois espalhar em pequenos potinhos pela casa. Deixe os recipientes nos locais onde as baratas costumam aparecer. Ao entrarem em contato com a substância, os insetos vão morrer.

3 – Alecrim e eucalipto

Se tem algo que ajuda a afastar baratas da casa é o aroma de eucalipto e alecrim. Para quem não quer matar o inseto incômodo, é possível mandá-lo para longe com algumas soluções aromáticas. A dica aqui é limpar a casa com produtos que tenham cheiro de eucalipto e alecrim ou utilizar os óleos essenciais dessa planta. Passe por todo o chão, frestas, janelas, portas e quintal.

4 – Folhas de louro para afastar baratas

O cheiro das folhas de louro é algo cativante para os seres humanos, já que elas são utilizadas como tempero na culinária. No entanto, as baratas não têm o mesmo apreço por esse vegetal. Basta deixar um pote com folha de louro dentro de armários e em locais onde as baratas aparecem para se livrar do problema.

5 – Açúcar a bórax

Misture açúcar a bórax na proporção de 3 para 1 e espalhe nos locais prováveis em que as baratas estão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário