O HIG (High-Value Detainee Interrogation Group, ou Grupo de Interrogatório de Alto Valor) é especializado em criar técnicas de detecção de mentiras. Eric Barker, especialista em comportamento, usou o mesmo material para desenvolver seu próprio método. Sua linguagem traduz os termos técnicos, facilitando o uso dessas práticas no dia a dia.
Veja também: 5 atitudes de uma pessoa imatura que acabam com a relação
Entre as instituições que seguem o mesmo padrão, estão o FBI (Agência Central de Inteligência) e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Os conhecimentos sobre identificar informações falsas vêm sendo cada vez mais reconhecidos. Os parâmetros relacionam-se com a análise de pensamentos e ações, a partir de atitudes estratégicas.
Descubra se alguém está mentindo para você rapidamente com essas iniciativas
Seja legal com o mentiroso
Ao ser legal e simpática com uma pessoa, ela terá mais abertura para revelar seus reais interesses. Dependendo da forma que o outro se expressa em relação aos amigos, falando mal por trás e agindo com preconceito, comece a desconfiar do seu caráter.
Não confie totalmente na linguagem corporal
Apesar de ser amplamente difundida na internet atualmente, a linguagem corporal pode confundir. Os outros costumam usar a postura para transmitir confiança ou passar uma boa impressão, mesmo que seja algo desconectado da realidade.
Faça perguntas de surpresa
Quebre o diálogo, perguntando sobre algo suspeito em relação ao colega, tentando perceber se há algum embaraço. Caso identifique ausência de expressões e certo rubor, talvez o indivíduo esteja mentindo.
Use evidências estratégicas
Levante pontos importantes e o mesmo assunto, tentando verificar se há contradições no discurso alheio. Ao fazer a mesma pergunta duas vezes, quem não mente, acaba replicando a resposta
Não desafie o mentiroso cedo demais
Não seja incisivo, porque a pessoa pode perceber sua desconfiança, passando a se afastar ou mesmo mudando o modo de agir para continuar enganando.