Uma das verdades na vida é que todas as pessoas estão sozinhas. Mesmo que estejam rodeadas de pessoas, um conceito profundo e amplamente estudado na psicologia moderna e clássica é o de que a solidão acompanha o ser humano desde que ele nasce. O que acontece é que encontramos maneiras para driblar o medo da solidão e disfarçar algo que está inerente ao pensamento humano.
Veja também: Conheça os principais sintomas da silenciosa ansiedade no trabalho
Medo da solidão em contraponto ao homem sociável
O que acontece é que o medo da solidão ocorre quando, aparentemente, se esgotam as saídas de uma vida em comunidade. Afinal, os humanos são animais sociáveis e que sempre se organizaram em grupos, o que originou as civilizações antigas, resultando no conceito de mundo em que vivemos hoje.
Caso contrário, a internet não faria sentido, principalmente no que tange às redes sociais. Vários analistas concordam que existem duas formas de encarar o “estar sozinho”, uma é positiva e outra é negativa. Logo, esta última é a que resulta no medo da solidão.
Como ficar feliz estando sozinho?
Primeiramente, o conceito de felicidade está mais atrelado à satisfação do que propriamente à solidão. Existem pessoas que, mesmo sem grandes núcleos de amigos e família, conseguem viajar, se divertir com filmes, livros e com atividades simples. Isso resulta em uma vida cheia de satisfação.
Quem está disposto a experimentar a vida sem esperar que ela dê algo em troca, costuma ser mais feliz. Consequentemente, é muito difícil que alguém viva só dessa maneira, já que acaba atraindo as atenções e até mesmo o afeto de outros.
Vale ressaltar que várias atividades podem ser feitas em grupos, como estudos, aulas de atividades físicas e muitas outras coisas. Explore a vida e aprenda a se orgulhar de quem é, pois assim, o medo da solidão será apenas uma sombra do passado.
Medo da solidão resulta do ego
Por fim, segundo a Psicologia, o medo da solidão nada mais do que uma das facetas do ego. Ele é o responsável por encontrar ferramentas que culpem o mundo por supostas injustiças que aconteceram com você ao longo da vida.
Assim, a pessoa se amargura e não aceita que ela sempre esteve sozinha, passa a culpar o mundo e entra em um processo de depressão perigoso.
Busque ajuda profissional para lidar com o problema, pois ele possui uma saída.