Não é de hoje que a internet quase entra em guerra civil em razão de uma simples imagem que confunde e deixa muita gente intrigada. Às vezes o motivo é a cor de alguma roupa ou se na foto tem ou não tem tal coisa. Agora mais do que causar discórdia, esse tipo de brincadeira pode também fazer uma revelação.
Veja também: O que você vê na imagem pode revelar traços incríveis sobre a sua personalidade
Essa, em especial, diz respeito a sua personalidade. É justamente sobre isso que vamos falar: de uma imagem que pode dizer um pouco o seu jeito de ser. Principalmente se ele é confiante ou se você está sempre na defensiva.
Uma imagem pode falar muito sobre você
A primeira coisa que temos que ter em mente quando tratamos desse assunto é que a nossa visão está limitada ao o que o nosso cérebro pode interpretar.
Sabemos que temos um supercomputador dentro das nossas mentes e que a capacidade de processamento dele ainda é como nada que já tenhamos inventado, no entanto isso não significa que não possamos ser iludidos.
Então vamos usar a imagem a seguir para fazer um experimento com o seu cérebro. Olhe com muita atenção para essa imagem, então liste para si mesmo o que você consegue enxergar ao olhar para ela.
O experimento funciona para analisar a mente da pessoa com base justamente nas primeiras impressões que ela tem quando se depara com essa imagem que pode ser, ao menos para alguns, perturbadora.
O nosso cérebro tem alguns mecânicos de defesas que estão ativos até hoje e que funciona da seguinte maneira: quando ele registra alguma coisa, logo tenta associar aquilo a algo que já vimos antes. É aí que tudo fica interessante.
O que as pessoas enxergam?
Tom Fritzson é o artista responsável pela pintura em questão. O norte-americano tentou retratar uma mulher de corpo curvado nela, porém por mais que a ideia inicial fosse essa, não é isso o que todos veem na primeira vez em que olham para ela. Muitas pessoas acabam vendo um crânio.
Mas calma! Se você viu uma mulher, isso significa que a sua postura é mais defensiva. Em outras palavras, você tende a ser uma pessoa que se desgasta em certas situações, sentindo que precisa se defender a todo momento.
Como dissemos antes, o cérebro procura padrões. O primeiro que ele encontrou ali foi justamente da mulher encurvada, ou seja, primeira coisa que ele tentou associar foi a algo que representa uma atitude defensiva.
Caso você tenha visto um crânio, o seu cérebro não teve algo mais defensivo como sua primeira referência, logo você não tem essa natureza. Dessa forma, o crânio é associado a uma postura mais confiante, mais combativa.
Enxergar a caveira primeiro é ver algo que associamos ao perigo ou ameaça. Fora isso que o seu cérebro procurou antes de mais nada para saber se precisaria ou não enfrentar algo danoso.