scorecardresearch ghost pixel



Confirmado: vai ficar mais fácil para brasileiros conseguirem trabalho em Portugal

Além de facilitar a burocracia para estrangeiros, iniciativa também visa suprir a escassez de mão de obra no território português.



Aqueles que desejam conseguir um visto para trabalhar legalmente em Portugal podem comemorar. Recentemente, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou mecanismos que facilitam a criação de um visto para brasileiros que buscam uma vaga de emprego o país.

Leia mais: Bolsonaro promete auxílio em dobro para caminhoneiros em agosto

Inicialmente, a novidade conta com validade de 120 dias, mas que é passível de renovação por mais 60 dias. O intuito dessa medida é reduzir os trâmites burocráticos vistos no processo de regularização de estrangeiros que querem exercer atividade remunerada em Portugal de forma legal.

Segundo Patrícia Lemos, do perfil no Instagram @voumudarparaportugal, a iniciativa também visa suprir a escassez de mão de obra no território português.

“É um país com uma população muito envelhecida e que está voando no Turismo e na Tecnologia, principalmente. É um grande celeiro que exporta mão de obra e conhecimento para outros países da Europa. O Brasil, por sua vez, tem mão de obra sobrando: não só qualificada, mas básica também. Então, há, sem dúvida, uma sinergia muito grande entre os países”, completa Lemos, que trabalha orientando brasileiros que desejam morar em Portugal.

Visto para trabalho em Portugal já pode ser concedido?

Por enquanto, não. O que acontece é que a ação ainda aguarda o próximo passo para a liberação, que é a votação da nova lei na Assembleia da República.

Até o momento, nenhuma data de apreciação foi anunciada. Entretanto, considerando que ela possui um forte apoio do Partido Socialista, em maior número no Parlamento, as chances de aprovação para a implementação do visto são grandes.

A defesa que propõe a adesão da medida alega que existe a necessidade de mão de obra no país, de forma que a contribuição da imigração pode ajudar na sustentabilidade do desenvolvimento econômico e demográfico de Portugal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário