A atual invasão da Rússia na Ucrânia motivou muitas pessoas a entenderem melhor diversas questões ligadas à exploração e à indústria que tem como foco central o petróleo. Instabilidades no oriente europeu fizeram com que o abastecimento de petróleo no mundo fosse abalado. Não é à toa que o preço dos combustíveis subiu vertiginosamente em 2022.
Veja também: Vai viajar em julho? Aprenda a economizar até 25% de gasolina
Ter petróleo é fundamental atualmente
No entanto, o petróleo continua sendo um produto que atrai a atenção de todos, inclusive de investidores que possam ter interesse em aplicar seus recursos no Brasil.
A verdade é que possuir uma boa reserva de petróleo, concede regalias e facilidades econômicas ou diplomáticas para cada país. Pensando nisso, vale a pena conferir a lista com os 15 países que contam com as maiores reservas no mundo.
Os 15 países com as maiores reservas de petróleo do mundo
1 – Venezuela
303 bilhões de barris
2 – Arábia Saudita
267 bilhões de barris
3 – Canadá
170 bilhões de barris
4 – Irã
155 bilhões de barris
5 – Iraque
145 bilhões de barris
6 – Kwait
101 bilhões de barris
7 – Emirados Árabes Unidos
97 bilhões de barris
8 – Rússia
80 bilhões de barris
9 – Líbia
48 bilhões de barris
10 – Estados Unidos da América (EUA)
47 bilhões de barris
11 – Nigéria
36 bilhões de barris
12 – Cazaquistão
30 bilhões de barris
13 – China
25 bilhões de barris
14 – Catar
25 bilhões de barris
15 – Brasil
13 bilhões de barris
Vale destacar que todos os países listados acima apresentam esses valores de reserva de petróleo. Isso quer dizer que nem todos são capazes de refinar e passar o combustível por um processo de produção eficiente.
Além disso, regiões como o pré-sal ainda precisam ser entendidas de modo aprofundado. A quantidade de petróleo presente nelas pode ser bem maior do que se imagina. Mesmo assim, o Brasil encontra-se no seleto grupo de nações com a mais alta quantidade de petróleo no planeta.