scorecardresearch ghost pixel



Deixar o carregador na tomada gasta energia: mito ou verdade?

Algumas crenças populares se tornam tão presentes no cotidiano que são consideradas verdadeiras, mas é preciso analisar quais dessas afirmações do senso comum fazem sentido ou não.



Quando a conta de luz está subindo, alguns pensamentos vêm à tona, como a ideia de que deixar o carregador na tomada gasta energia. O uso do celular faz com que as pessoas recarreguem o dispositivo praticamente todos os dias. Portanto, essa preocupação de custos a mais vem preocupando quem deseja economizar no final do mês. 

Veja também: 5 truques para diminuir a conta de luz a partir de agora

Além do carregador, o adaptador tem entrada para conectar outros aparelhos, como smartphone, tablet, fones e demais eletrônicos. Se for verdade que deixar a extensão na tomada o tempo todo eleva o consumo da eletricidade, com certeza muitos ficarão, já que alguns nem sequer tiram a tomada da parede, procurando ter certa praticidade. 

Afinal, deixar apenas o carregador na parede, gasta mesmo energia elétrica?

A resposta é ‘’sim’’, mas apesar de continuar gastando eletricidade, o gasto é mínimo e não chega a passar de alguns centavos por ano. Dependendo do local, existe a necessidade de manter os fios próximos ao chão, buscando evitar acidentes com crianças e animais de estimação. Dessa forma, a medida não impacta substancialmente no valor da conta. 

Lembre-se que não há perigo em gastar mais desde que o carregador tenha sido avaliado por uma agência reguladora, liberando sua comercialização. Sendo assim, compre apenas carregadores originais que tenham o selo da Anatel, comprados em lojas oficiais ou autenticados, porque passaram por todos os testes de segurança e ainda não prejudicam a durabilidade do smartphone. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário