O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a porta de entrada para benefícios como o Auxílio Brasil. Deixar de atualizar as informações no sistema dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Cidadania pode gerar o bloqueio dos pagamentos mensais.
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De acordo com as regras do programa, a família precisa revisar seu cadastro a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança importante. Isso inclui casos como nascimento ou morte de um membro, mudança de endereço e entrada em novo emprego, por exemplo.
Esqueci de atualizar o CadÚnico, e agora?
O beneficiário que esqueceu de fazer a atualização e teve seu benefício cancelado tem um prazo até 180 dias para realizar o procedimento, contados a partir da data do cancelamento. Concluído o processo, os dados serão reavaliados.
Caso ainda esteja dentro dos critérios de elegibilidade do Auxílio Brasil, a família poderá continuar recebendo os repasses. Vale lembrar que o valor pode sofrer alterações de acordo com a nova realidade daquele lar.
Perdi o prazo, o que fazer?
Passados 180 dias desde o cancelamento do benefício, a família terá que se submeter novamente a todo o processo de habilitação, seleção e concessão. Isso significa que ela volta para a lista de espera e terá que aguardar novamente para entrar na folha de pagamento.
Como fazer a revisão cadastral?
A atuação é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e posto do Auxílio Brasil. O responsável deve apresentar documentos pessoais seus e de todos os membros da família, além de Registro de Nascimento Indígena – RANI, no caso de pessoa indígena.
O Auxílio Brasil atende famílias com inscrição ativa no CadÚnico e renda mensal de até R$ 210 por pessoa. No caso dos lares que não têm gestantes, nutrizes ou menores de 21 anos de idade em sua composição, a renda máxima permitida é de R$ 105 por pessoa.