Todas as pessoas em algum momento já sentiram um desânimo na vida. O desânimo é uma resposta emocional que causa desmotivação e falta de estímulo, pode ser causada por inúmeras razões. Mas normalmente é resultado de esgotamento físico e mental.
Veja também: Lista: 9 alimentos que combatem o estresse e ajudam a relaxar
É importante identificar a causa e constância deste estado emocional, pois a falta de ânimo quando prolongada pode indicar o começo de depressão. O que torna a condição preocupante é quando o indivíduo não consegue exercer suas atividades normalmente, afetando, inclusive, seus momentos de lazer. Veja o que fazer para evitar que o desânimo se alastre e melhorar o humor.
Técnicas para melhorar o humor e afastar o desânimo
Compreender que tudo é passageiro
A psicóloga certificada em Cybercounselling pela Universidade de Toronto, Milene Rosenthal explica que durante as estações mais frias como o outono e, principalmente o inverno, em que a luz do sol não costuma ser abundante e que os dias chuvosos e nublados são mais predominantes, há uma baixa na produção de melatonina. Como resultado é comum sentir mais sono durante o dia. Além disso, dependendo do momento em que está se vivendo, pode causar mais desânimo e baixa de energia.
Nessas situações, o melhor a se fazer é compreender que a estação vai passar, e buscar fazer atividades simples, mas prazerosas, pois assim é possível enfrentar este período com mais alegria e preservar a saúde mental.
Dedicar algum tempo a prática de exercício físicos
Mesmo diante da rotina atribulada, é necessário parar durante algum tempo para se movimentar. A atividade física constante, não favorece apenas o controle de peso, mas em diversos fatores do organismo. Fazer exercícios em dias frios ajuda a aquecer e dar mais energia, estimula a produção de endorfina, que produz bem-estar e melhora o humor. Também alivia as tensões e equilibra o estado emocional.
Para combater o desânimo é preciso identificar o gatilho que desencadeia o problema. Uma alternativa é buscar ajuda psicológica. Fazer terapia pode auxiliar no autoconhecimento e ajudar a lidar com a situação de forma mais assertiva.
A única coisa que jamais deve ser feita é se entregar, ou não buscar ajuda profissional, ou se culpar por estar vivendo assim. Lembre-se: o desânimo é passageiro e você não precisa passar por isso sozinho.