scorecardresearch ghost pixel



Lista: 9 alimentos que combatem o estresse e ajudam a relaxar

Existem alguns alimentos que combatem o estresse e ajudam a levar a vida de um modo mais alegre e relaxante. Confira quais são eles e entenda os malefícios do estresse.



Diversas pesquisas já comprovaram que o estresse pode ser um verdadeiro veneno para a saúde humana. Uma delas foi desenvolvida na Universidade do Sul da Califórnia e acabou de ser publicada no último dia 13 de junho. O texto está disponível na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. A boa notícia é que existem alimentos que combatem o estresse.

Veja também: Alimentos que podem ser consumidos no café da manhã de diabéticos

Os dados obtidos revelam que é comum que um indivíduo estressado envelheça mais rápido que as demais pessoas. Na verdade, o que ocorre é que o organismo se desconstrói de tal maneira que a fragilidade imunológica e orgânica de um adulto pode ser comparada à de um idoso com saúde comprometida.

Pesquisa demonstra como o estresse pode ser prejudicial

Para chegar aos resultados, os pesquisadores utilizaram um banco de dados com mais de 5.7 mil adultos que tinham mais de 50 anos de idade. Todos eles foram submetidos a um questionário que revelava situações de estresse social, estresse crônico e discriminação ao longo da vida.

Amostras de sangue dos participantes também subsidiaram os estudos nos EUA. Depois de coletar os dados, os resultados dos exames foram comparados aos testes sanguíneos.

Como resultado, foi percebido que aqueles pacientes que tinham perfil imunológico mais “velho” eram exatamente os que vivenciaram mais situações de estresse.

“Neste estudo, depois de controlar estatisticamente a má alimentação e a falta de exercícios, a conexão entre estresse e envelhecimento imunológico acelerado não foi tão forte. O que isso significa é que as pessoas que sofrem mais estresse tendem a ter uma dieta e hábitos de exercícios mais pobres, explicando em parte por que elas têm um envelhecimento imunológico mais acelerado”, foi o que disse Eric Klopack, autor do trabalho.

Confira abaixo alguns alimentos que combatem o estresse.

Alimentos que combatem o estresse

1 – Leite

O leite conta com alto teor de vitamina D, substância responsável por melhorar a disposição e o ânimo. Faça consumo moderado do alimento.

2 – Morango

O morango possui bastante vitamina C, além de ser considerado como um alimento afrodisíaco. Fato é que ele ajuda a proteger a endorfina, que é o hormônio relacionado à sensação de bem-estar e euforia.

3 – Nozes

Ricas em triptofano, as nozes estimulam a produção de serotonina e ajudam a “regular” as emoções. Além disso, é um ótimo alimento para a saúde do cérebro.

4 – Ovo

Outro ingrediente rico em triptofano, o ovo também auxilia a melhorar o humor diário. Dê preferências aos preparos de ovos sem a utilização de óleo.

5 – Peru

Por fim, o peru segue a mesma lógica apresentada nas nozes e nos ovos. Ele também é rico em teor de triptofano.

6 – Banana

A banana é um alimento rico em potássio e ajuda a regular a pressão arterial. Além disso, ela também é um dos alimentos que estimulam a produção e liberação de substâncias do bem-estar.

7 – Chocolate amargo

Talvez um dos mais famosos alimentos da alegria seja o chocolate amargo. Ele é responsável por dar sensação de bem-estar e favorecer a produção de serotonina. Além disso, o chocolate amargo é rico em flavonoides que trazem sensação de paz ao corpo.

8 – Laranja

A laranja, bem como as demais frutas cítricas, é rica em vitamina C. Esse nutriente atua na produção de endorfina, o famoso hormônio da alegria.

9 – Aveia

A aveia é um dos alimentos da alegria, pois ela contribui para regular o funcionamento do intestino. Isso faz com que certos hormônios se ativem e melhorem a sensação de bem-estar. Além disso, a aveia consegue ajudar a reduzir as gorduras do corpo.

 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário