Alguns indivíduos são demitidos por motivos claros, mas outros sequer entendem o que fizeram. No ambiente de trabalho certas atitudes tornam-se inadmissíveis com o tempo, até aquelas que surgem a partir de brincadeiras. Nesse caso, mentiras que parecem inocentes costumam gerar desequilíbrio, resultando em justificativa para demitir funcionários.
Veja também: Use estas 4 palavras poderosas para ter sucesso e crescer na carreira
Ao ser demitido por justa causa, a pessoa fica sem o FGTS e seguro desemprego, prejudicando sua imagem profissional. Mentir para a empresa só vai confirmar a sua falta de responsabilidade e postura antiética. Por isso recorre à perda da maioria dos direitos, além da situação constrangedora entre colegas e amigos, que dificilmente poderão te ajudar.
Veja quais mentiras são mais comuns no trabalham e geram demissão por justa causa
Atestado falso
É claro que algumas pessoas ficam doentes e precisam se afastar do posto de trabalho, contudo, a necessidade precisa ser verdadeira. Quando essa iniciativa está relacionada à falsificação de atestado, só piora a situação. Se houver outro motivo para se ausentar do serviço, seja sincero.
Morte de parentes
Mentir que um parente morreu é deselegante, principalmente se o objetivo é ficar com o dia livre. As pessoas têm direito ao luto ao evidenciar o falecimento de um parente ou conhecido próximo. No entanto, a informação precisa ser verídica.
Mente que trabalhou
Com o home office, os trabalhadores tiveram que controlar o próprio horário e muitas organizações passaram a medir o desempenho pela produtividade. Porém, se provarem que o funcionário mentiu, alegando ter cumprido a carga horária, a justa causa pode ser aplicada.
Vale Transporte
Dizer que usa transporte público enquanto possui automóvel utilizado como meio de locomoção também resulta em demissão.