scorecardresearch ghost pixel



Entenda porque o mau humor pode ter alguns benefícios para a saúde mental

Focar no presente, acreditar em um futuro melhor e esquecer o passado pode ser uma forma de ser mais feliz, contudo, nem sempre esse pensamento otimista ajuda quem enfrenta problemas emocionais mais graves.



Há uma tendência em consultórios de psicologia que contradiz o posicionamento de alguns psiquiatras. Conforme o avanço da ciência e pesquisas observacionais, foi constatado que a positividade pode ser tóxica. Essa discussão tem tomado as redes sociais, questionando a pressão pela felicidade e negação de sentimentos ruins, enquanto os motivos do sofrimento são isolados. 

Veja também: Desânimo: Veja como combatê-lo e melhorar o humor

A evolução humana proporcionou uma mentalidade cautelosa para se proteger dos perigos, portanto, cheia de preocupações. O filósofo Ralph Waldo Emerson tem uma frase que mostra o real sentido de viver: ‘’O propósito da vida não é ser feliz. É ser útil, ser honrado, ser compassivo, fazer alguma diferença e ter vivido bem’’. Dessa forma, a busca forçada pela felicidade causa mais frustração do que satisfação. 

Inteligência emocional significa identificar os seus sentimentos e aceitá-los para mudar caso esteja passando por um momento de dificuldade

A ideia de algumas linhas abordadas na psicologia procura combater o arrependimento, raiva e preocupação. Contudo, é necessário questionar até que ponto isso não nega a realidade das pessoas. As características humanas são múltiplas e complexas e nem sempre basta um esforço ou ideias positivas em busca de uma boa autoestima ou realizações. 

Edgar Cabanas, doutor em estudos psicológicos, revelou em seu novo livro ‘’Happycracy’’, o quanto essa exigência por sorrisos e momentos bons não leva em conta realidades diferentes.

A generalização de um único estilo de vida linear, como estudar, trabalhar e casar, não atende às expectativas de muitas pessoas que confrontam a ‘’normalidade’’ estabelecida por uma minoria. Aceitar o mau humor significa se desprender das amarras de esconder suas angústias. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário