scorecardresearch ghost pixel



Essas atitudes comuns podem suspender a sua aposentadoria do INSS; saiba o que evitar

A suspensão da aposentadoria acontece em casos específicos, pois é quando o INSS encontra erros nos dados dos segurados, embora aconteça também mediante casos de prisão. Saiba mais.



A aposentadoria é quase sempre um benefício vitalício, ou seja, vale enquanto o segurado estiver vivo. Mas algumas situações específicas podem levar à suspensão do benefício. Veja em quais casos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode deixar de pagar o valor todos os meses.

Leia mais: Atenção, aposentado: quanto você receberá de 14º salário se ele for aprovado

É importante evitar que a suspensão aconteça, especialmente se você depender da renda. A boa notícia é que se por acaso o segurado ficar sem o recebimento, ele pode pedir pelo benefício novamente depois de resolver a pendência.

Aprenda a evitar a suspensão da aposentadoria

Antes de tudo, é importante entender que a suspensão é diferente do cancelamento da aposentadoria. Em outras palavras, a primeira opção é uma situação temporária que indica que algo precisa ser feito para que o INSS considere dar continuidade ao pagamento do benefício.

Entre os motivos que podem levar à suspensão, estão os casos em que o segurado é preso ou, no caso da aposentadoria por invalidez, é considerado em reabilitação profissional.

E, claro, também há as suspensões quando o INSS confirma que o benefício vem sendo pago de maneira equivocada para alguém que não tem direito ao recebimento da aposentadoria naquele contexto.

Frequentemente o INSS faz revisões para identificar essas falhas. Se o instituto encontrar valores pagos em excesso, por exemplo, a suspensão pode acontecer.

Se o segurado for preso, ele também tem a aposentadoria suspensa temporariamente. Ele só volta a receber quando tiver a liberdade concedida. Já nas situações de reabilitação profissional, o INSS considera que a aposentadoria por invalidez não é mais necessária e que a pessoa tem condições de retornar às atividades remuneradas.

Antes da mudança, quando a prova de vida era obrigatória, muitos benefícios eram suspensos por falta do procedimento. Contudo isso mudou desde que o INSS ficou responsável por essa etapa, que agora se dá por meio do cruzamento de dados dos segurados.

A dica é sempre conferir os canais oficiais do INSS, como é o caso do site ou do aplicativo. Nesses meios, é possível identificar se algo está desatualizado ou se há alguma pendência que mereça uma atenção maior.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário