scorecardresearch ghost pixel



Esses são os alimentos que evitam o excesso de açúcar no sangue

Para impedir o aumento de glicose é preciso cuidar da alimentação e evitar o excesso de carboidratos e açúcar. Conheça alimentos que ajudam a evitar a hiperglicemia.



Prestar atenção ao nível de glicose no sangue precisa ser um hábito constante, principalmente se a dieta não for equilibrada. Se os níveis de glicose se manterem altos por longos períodos, há grandes chances de desenvolver a diabetes.

Veja também: 5 doces que quem tem diabetes pode comer e não sabe

A hiperglicemia é uma condição que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo, é desencadeada, principalmente por causa da ingestão descontrolada de carboidratos e doces.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue. Normalmente, o excesso de açúcar faz com que a glicose ultrapasse os níveis de 100 mg/L. Entre os seus principais sintomas estão: 

  • Sede persistente
  • Aumento do volume de urina
  • Muita fome
  • Perda de peso
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Sonolência 
  • Enjoo

Para impedir o aumento da glicose é preciso focar em grupos alimentares com baixo carboidratos e cortar o açúcar. Conheça alguns dos alimentos que ajudam a evitar a hiperglicemia.

Alimentos que evitam o excesso de açúcar no sangue

Aveia: evita os picos de glicemia no sangue, ajuda a diminuir o apetite por conter boas quantidades de fibras solúveis.

Vegetais folhosos: ajudam na diminuição do açúcar no sangue, controlando a glicose sanguínea.

Queijos: são fontes de cálcio que ajudam no controle de glicemia, mas o benefício é somente para queijos do tipo branco.

Abacaxi: por conter bons antioxidantes, fibras e propriedades digestivas que ajudam a absorção de proteínas pelo organismo. Além disso, a fruta é um excelente diurético e possui propriedades anti-inflamatórias.

Feijão: também possui boas quantidades de fibras, vitaminas como a Vitamina B1, excelente para memória. O feijão ajuda a evitar a hiperglicemia, melhora a digestão, produz mais saciedade e ajuda a saúde cardiovascular.

Peixe: reduz riscos de diabetes gestacional, possui boas proteínas, vitaminas e ácidos graxos como ômega 3, além de vitamina D.

Outros comportamentos que evitam a elevação da glicose

Aliar as escolhas alimentares com a prática de exercícios físicos, controle de peso e dormir boas horas de sono, também ajudam manter os níveis de glicose normais. E não esqueça de consultar um nutricionista para a orientação correta dos alimentos consumidos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário