scorecardresearch ghost pixel



Estas são as profissões que deixam as pessoas mais inteligentes: a sua é uma delas?

Essas profissões, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, conseguem deixar as pessoas que as exercem ainda mais inteligentes. Ficou intrigado? Confira os detalhes.



Um dos maiores desafios da atualidade é encontrar uma profissão que faça bem, ofereça uma boa remuneração e que o trabalhador goste de exercê-la. Parece que é pedir demais, certo? Com isso em mente, cabe a nós termos que equilibrar esses fatores ao escolher a que mais se encaixa nessa busca, mas é mesmo um enorme desafio.

Veja também: Conheça 5 profissões que você provavelmente não fazia ideia que pagam tão bem

Por que isso é tão importante? Nós tecnicamente passamos um terço do nosso dia exercendo uma determinada função profissional. Essa é ou não é uma grande parcela da vida humana? Investir o seu tempo, esforço e dedicação em algo ruim e que não gostamos pode se tornar um enorme problema em um futuro próximo.

O estudo por trás da profissão que faz bem para a mente

A busca por um bom cargo é tão extensa e pode ser tão intensa que nos dias atuais diversas empresas e universidades desenvolvem estudos sobre os efeitos do trabalho na mente humana.

E justamente com o objetivo de descobrir quais são os efeitos de todas as profissões na cabeça do trabalhador, a Universidade de Edimburgo, na Escócia, chegou em uma conclusão bastante inusitada.

O grupo de estudiosos apontou que há profissões que estimulam muito o cérebro, logo – a longo prazo – promovem um aumento na inteligência e no raciocínio lógico.

A publicação dos resultados foi feita em um renomado jornal científico chamado Neurology. O artigo concluiu que as carreiras que exigem de seus trabalhadores uma grande criatividade, capacidade de abstrair informações e lidar com adversidades oferecem ótimos ganhos na vida pessoal.

O resultado do estudo

A universidade analisou mais de 1.600 pessoas. Todos os voluntários nasceram em 1936. A busca por esses indivíduos se deu porque eles já haviam exercido uma certa função por muito tempo. Todos se encontravam aposentados.

O grupo foi submetido a diversos testes de memória e raciocínio lógico e cognitivos. Se chegou à conclusão de que as pessoas que exerceram as seguintes profissões são mais desenvolvidas intelectualmente:

Arquitetura e urbanismo

Além do fato claro de que os cargos dessas áreas exigem muita lógica e jogo de cintura, há também a ampla matemática utilizada por trás de cada passo. Isso leva as pessoas a fazerem o uso constante de diversas áreas do cérebro, então elas se pegam se desafiando cada vez mais.

A lista de habilidades de um arquiteto é muito grande, mas todas elas exigem muito da mente da pessoa. Principalmente no sentido da criatividade, flexibilidade e do domínio sobre cálculos. A capacidade de imaginar se destaca sobre as demais.

Consultor

O estudo foi além do que era esperado, alcançando também os profissionais mais focados no que é concreto e fixo do que na parte abstrata, principalmente quando levamos em conta que são as pessoas responsáveis por negociações. Esse é o caso dos consultores e assessores.

O fato de ser necessário extrair a raiz do problema apenas observando uma parte da operação ou então tendo uma visão ampla, faz com que estes profissionais criem ligações e desenvolvam um raciocínio muito acima da média.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário