O governo liberou recentemente o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) com o valor de mil reais, o que acabou agradando e muito algumas pessoas, especialmente as que estão sendo mais prejudicadas com a instabilidade da economia.
Veja também: FGTS: saque extraordinário compromete a multa por demissão?
Foi divulgado que 12 lotes do benefício foram liberados. Isso significa que todo trabalhador cadastrado que está dentro das regras do benefício pode sacar o dinheiro. Sendo assim, os profissionais já podem sacar o dinheiro, pois o benefício foi liberado para pessoas que nasceram entre julho e dezembro.
Visto que não há mais nenhum mês pendente, ninguém precisa continuar esperando.
Com isso, o que se espera é que pelo menos 2 milhões de trabalhadores resgatem o dinheiro até o fim do ano, pois esse é o número de pessoas que o governo acredita que estão atuando em um trabalho CLT.
Podem receber o dinheiro também as pessoas que trabalhem na área rural, bem como os trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos e até atletas profissionais, isso sem contar os empregados domésticos e safreiros.
O governo deu início aos saques desses valores usando o mês de nascimento como base. Os pagamentos começaram em abril, permitindo primeiro o resgate dos que nasceram em janeiro. Quando essa fase chegou ao fim, os nascidos do próximo mês também foram liberados.
O último lote, o daqueles que fazem aniversário em dezembro, foi liberado no dia 15 do mês passado.
Segue abaixo o calendário oficial.
- Janeiro: 20 de abril;
- Fevereiro: 30 de abril;
- Março: 4 de maio;
- Abril: 11 de maio;
- Maio: 14 de maio;
- Junho: 18 de maio;
- Julho: 21 de maio;
- Agosto: 25 de maio;
- Setembro: 28 de maio;
- Outubro: 1 de junho;
- Novembro: 8 de junho;
- Dezembro: 15 de junho.
Vale lembrar a todos que embora o valor esteja lá, não há nenhum tipo de obrigação de coleta do dinheiro por parte do trabalhador. A verdade é que ele nem ao menos precisa fazer algo para devolver o dinheiro, já que se a quantia não for coletada até o fim do prazo, ela voltará automaticamente para o fundo.
Apesar disso, muitos profissionais da área financeira aconselham que as pessoas recolham o dinheiro, mesmo se não quiserem gastar agora, pois o recomendo é colocá-lo na poupança, visto que ela rende mais do que o FGTS.
Mas se você preferir negar oficialmente o dinheiro, você irá precisar apenas acessar o aplicativo fundo ou então ir até uma agência da Caixa.
No caso do aplicativo, você deve:
- Ao acessá-lo, procure a opção de consultar o valor a receber;
- Veja a data do crédito na sua Conta Poupança Social Digital;
- Informe que não quer receber o dinheiro;
- Solicitar o estorno do valor creditado para a conta do FGTS.