scorecardresearch ghost pixel



Ingredientes estranhos encontrados em produtos que consumimos normalmente

Certos produtos possuem ingredientes estranhos que, à primeira vista, podem parecer perigosos à saúde. Descubra alguns deles!



Provavelmente você seja como a maioria das pessoas que não costumam ler os rótulos dos alimentos que consome, mas se fizesse isso, certamente teria uma surpresa. Além de conter elementos como nomenclatura um tanto quanto bizarra que é difícil de imaginar que estão lá.

Veja também: 7 alimentos que quase nunca estragam e podem ser guardados por muitos anos

Algumas além do nome estranho, são ingredientes derivados de animais, ou resíduos de outros produtos e até pedra, continue acompanhando para conhecer ingredientes estranhos usados na fabricação de produtos comuns que usamos no dia a dia.

1 – Plástico nos pães

Aquele pão nosso de cada dia possui uma substância chamada de azodicarbonamida, adicionada para dar mais elasticidade aos plásticos. Também é ingrediente de algumas marcas de pizzas e doces.

De acordo com o médico Dr. Drauzio Varella, em seu portal: “se as quantidades contidas nos alimentos obedecerem aos critérios de segurança, a substância não apresenta perigo ao organismo, pois o plástico em contato com a farinha tem suas moléculas quebradas, sendo facilmente eliminado pelo corpo humano.”

2 – Carragenina

 O nome é esquisito, mas é um elemento encontrado em frangos, queijos, achocolatados e sorvetes. A surpresa é que derivado de uma espécie de alga, usado como estabilizante natural nos alimentos, causando uma reação química para que as partículas continuem misturadas, ou seja, evita que não haja separação entre os diferentes tipos de líquidos do alimento.

3 – Gordura de ovelha

A gordura de ovelha ou sebo de carneiro é uma substância retirada da pelagem extraída das ovelhas, serve para proteger o animal do frio. No mercado recebe o nome de lanolina, que faz parte da fabricação de goma de mascar, daquele cereal matinal que as crianças adoram, além está presente em shampoos, sabão e amaciante de roupas e cremes hidratantes.

4 – Insetos

Sabe aquele brilho de algumas balas? É retirado de certos tipos de insetos. Certas espécies de insetos, como besouro, são usadas para extração de carmim (uma coloração vermelha) que é ingrediente de alguns doces e sucos. Contudo, é um tipo de ingrediente que provoca reação alérgica em algumas pessoas, por isso é obrigatório que esteja descrito no rótulo dos alimentos.

5 – Gesso

Esse mineral abundante na natureza, usado na construção civil, também está presente em alguns produtos que usamos diariamente, como por exemplo, a pasta de dente. Quando você se depara com um rótulo que tenha descrito cálcio, pode apostar que se trata do gesso. Mas, pode ficar sossegado, esse mineral não causa efeitos ruins ao organismo. 

6 – Castóreo

Usado em alguns tipos de perfumes, em sorvetes e alimentos com coloração vermelho/rosa, é extraída de glândulas que ficam próximas da região anal de castores, um tipo de roedor nativo da região da América do Norte e Europa.

7 – Silicone

Esse conseguimos identificar facilmente, nas embalagens de shampoos, produtos usados para cabelo, mas também é um ingrediente estranhamente usado em nuggets de frango, purê de batatas e batatas fritas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário