scorecardresearch ghost pixel



7 alimentos que quase nunca estragam e podem ser guardados por muitos anos

Todas as empresas são obrigadas a informar o prazo de validade dos alimentos comercializados, mas existem alimentos que não expiram.



Apesar de todos os alimentos conterem um prazo de validade, muitos deles provocam dúvidas no consumidor. Com a experiência é possível perceber que alguns itens não conferem com a data de validade estipulada no rótulo. Algumas vezes, essa data faz com que alimentos que poderiam ser consumidos sejam descartados sem necessidade.

Veja também: Dieta anti-inflamatória: quais os benefícios? Quais alimentos escolher?

É importante saber que todos os alimentos comercializados são obrigados a informar a data de validade, conforme a legislação. Talvez essa obrigação imposta seja a razão de alguns alimentos terem datas que não condiz de fato com sua real durabilidade.

Pensando nisso, vamos conhecer sete alimentos que possuem data de validade ampla, em outras palavras, que “quase nunca” expiram e entender os motivos.

Alimentos que não expiram

1 – Mel

Mel puro
Mel

O mel de abelha puro pode ser armazenado por tempo indeterminado. Pode acontecer que com o tempo o alimento fique com aspecto cristalizado, mas isso está longe de significar que o alimento venceu. Para dissolver o mel, basta colocá-lo em banho-maria ou em uma embalagem plástica no micro-ondas.

2 – Sal

Sal

O sal de cozinha é um alimento orgânico retirado da terra que recebe a adição de iodo na indústria, esse processo faz com que a durabilidade do alimento seja de até 5 anos. Se não fosse isso, o produto duraria para sempre.

3 – Leite em pó

Leite em pó

O leite em pó é uma opção que pode durar por muito mais tempo que o especificado na embalagem que costumamos comprar. 

4 – Arroz

Arroz

Por incrível que pareça, o arroz é um alimento capaz de manter seus nutrientes intactos por até 30 anos, isto se for mantido bem vedado, em temperatura abaixo de 5 graus. Só que isso vale apenas para o arroz branco, o integral não dura muito, por causa de seus óleos naturais que são preservados no processo de industrialização, tende a durar somente uns 6 meses. 

5 – Feijão

Algumas leguminosas, como o feijão, podem durar por bastante tempo, mas vai depender do processo de secagem e armazenamento. Além disso, com o tempo podem ficar endurecidas, isso faz com que o processo de cozimento aumente.

Feijão

6 – Chocolate amargo

Chocolate

Pode ter um prazo de validade maior conforme o meio de conservação. Se for guardado em local, fresco, seco e protegido de alterações de temperaturas, podem ter seus compostos ativos inalterados.

7 – Açúcar

Açúcar

Assim como o chocolate, se for mantido em local fresco, seco e em embalagem hermeticamente fechada, o açúcar pode durar muito além de seu prazo de validade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário