Muitos pensionistas e aposentados ligados ao Instituto Nacional De Seguro Social (INSS) estão bem animados com a semana que está por vir. Por quê? Foi anunciado que nesta segunda-feira, 1 de agosto, mais de 12 milhões de pessoas que formam esse grupo vão receber um valor bem acima de um salário mínimo.
Veja também: Erro no cadastro do INSS pode render indenizações aos segurados
Os pagamentos irão acontecer entre o primeiro e o quinto dia do mês, mas eles serão transferidos para apenas dois grupos por dia. Os primeiros contemplados serão aqueles com o cartão de inscrição dos finais 1 e 6.
Já o benefício referente ao mês de julho, destinado às pessoas que recebem até um salário mínimo, será pago no dia 5. Essas serão as pessoas cujo o benefício é de final 6, 7, 8, 9 e 0.
Quem quiser saber a data exata na qual terá acesso aos valores, precisa olhar o seu número final do cartão de benefício, sem levar em consideração o dígito verificador, ou seja, ignorando o número que vem depois do traço.
Vale lembrar que o INSS tem pagado atualmente 36,6 milhões de benefícios em todo o território nacional. E desse total, mais de 31 milhões é apenas para previdenciários, ou seja, pessoas com aposentadorias e pensões. Os 4 milhões restantes vão para assistenciais como, por exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o LOAS.
Esse valor é pago para pessoas idosas e também para aqueles com deficiência, desde que todos comprovem baixa renda ou também uma renda mensal vitalícia.
Ainda segundo o instituto, cerca de 19,6 milhões de pessoas que fazem parte dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) contam com quase 60% delas recebendo aproximadamente 12,1 milhões acima do piso previdenciário.
Confira o calendário abaixo. Caso esteja confuso, use o final do seu NIS para se guiar com as datas, pois assim poderá saber quando será creditado os valores em sua conta.
- NIS: 1 e 6 receberá em 1 de agosto;
- NIS: 2 e 7 receberá em 2 de agosto;
- NIS: 3 e 8 receberá em 3 de agosto;
- NIS: 4 e 9 receberá em 4 de agosto;
- NIS: 5 e 0 receberá em 5 de agosto.
Vale lembrar que a aposentadoria, seja por tempo de trabalho ou por algum problema que impeça a pessoa de trabalhar, é um direito do trabalhador que está dentro de todas as regras apresentadas pela instituição.
Por isso o governo lembra a todos que atualmente têm direito ao benefício para que saquem e não deixarem o dinheiro para trás, porque ele pode ser esquecido. Se isso acontecer, as pessoas não mais terão acesso a ele.