scorecardresearch ghost pixel



Erro no cadastro do INSS pode render indenizações aos segurados

Um simples erro no cadastro dos dados no INSS pode fazer com que os benefícios sejam bloqueados! Se a falha for do instituto, o segurado pode ser indenizado, visto que o órgão não pode interromper o pagamento de uma hora para outra.



Todo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisa estar com os dados corretos para garantir o recebimento dos benefícios, certo? Caso contrário, o principal risco é de ter o pagamento interrompido. O erro no nome no cadastro que não for corrigido pelo INSS, por exemplo, pode render indenizações por danos morais.

Leia mais: INSS deposita novo LOTE de benefícios nesta TERÇA; confira quem recebe

De acordo com um levantamento feito pelo instituto, mais de 80 milhões de cadastros estavam com informações equivocadas sobre os segurados analisados. Isso comprova que muita gente pode ser ou já está sendo prejudicada por falhas que são do próprio órgão.

Erro no cadastro no INSS

Quando alguma falha acontece nas informações dos segurados, os benefícios podem ser bloqueados, o que irá atrapalhar a chegada do dinheiro às famílias que contam com ele a cada mês. É por isso que é tão importante sempre procurar saber o que fazer para não correr o risco de ficar sem a renda.

Quando um segurado identifica alguma falha no cadastro, ele deve procurar o INSS imediatamente pelos canais de atendimento para que a informação seja arrumada o quanto antes, pois o tempo aqui é crucial.

A solicitação pode ser por meio do site, aplicativo ou pelo telefone 135. Quem encontrar dificuldade de realizar o processo nesses canais também podem pedir por auxílio em uma unidade do instituto. Será necessário reunir todos os documentos que comprovem o erro no cadastro.

Caso o INSS demore a resolver o problema e o benefício fique suspenso por mais tempo, a próxima tentativa é procurar assistência jurídica.

Se o caso for parar na Justiça e der ganho de causa para o segurado, ele pode ser indenizado por danos morais, visto que instituto não pode suspender os benefícios sem permitir que o cidadão apresente uma defesa antes.

Então ao notar qualquer alteração no cadastro, o segurado deve procurar o quanto antes o INSS para pedir a devida correção, pois assim poderá evitar danos maiores que são sentidos ao ficar sem receber o benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário