A CameroTech é uma startup de tecnologia israelense que vem desenvolvendo algumas soluções para as Forças Armadas. Nesse caso, o seu objetivo é ajudar os soldados a buscar lugares seguros e ter uma melhor visão de campo. Contudo, a iniciativa tem chamado atenção nas redes sociais, dividindo opiniões, daqueles que acham a ideia incrível ou perigosa.
Veja também: WhatsApp: novas ferramentas de privacidade entram em vigor
Israel está criando muitas ferramentas digitais depois que se tornou um polo tecnológico com recursos de ponta. No entanto, a invenção do momento envolve questões éticas voltadas à violação da privacidade. O governo apoia essas inovações e isso cria um alerta em relação ao uso desses dispositivos para manter posturas autoritárias.
Usando tecnologia de ponta, israelenses criaram dispositivo que mostra o que há por trás das paredes
O Gadget Xaver 1000 surpreendeu o exército nacional, que ficou entusiasmado com as possibilidades da ferramenta. Usado para detectar objetos específicos, realiza a supervisão tridimensional dos espaços. Com uso de inteligência artificial, sensores e câmeras, permite que uma pessoa enxergue através de muros feitos de concreto e diversos tipos de materiais.
Dessa forma, estende a capacidade de um soldado observar movimentações dentro de construções a 40 metros. O aparelho tem 17kg e uma antena que capta diversos sinais e cria alertas de atenção. Apesar das críticas negativas, o projeto segue sendo aprimorado e pode ser utilizado nas próximas operações militares, pela facilidade de ser um item de fácil portabilidade.