Notícia boa! Brasileiros com contas vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seja ativa ou inativa, receberão uma parcela do lucro obtido pelo FGTS do ano passado até o final do mês de agosto de 2022.
Leia mais: Atenção: novo saque FGTS começa em pouco mais de duas semanas
Por enquanto, a Caixa Econômica Federal ainda não confirmou a data específica para o repasse ou o valor que cada trabalhador irá receber. A regra, no entanto, determina que os depósitos sejam feitos em contas que tinham saldo na data de 31 de dezembro de 2021. Quanto maior o valor, mais vantajoso será o saldo do lucro do FGTS.
Lucro do FGTS
No ano passado, por exemplo, foram aprovados mais de R$ 8,12 bilhões em repasses aos trabalhadores. Na prática, isso significa que o índice aplicado sobre o saldo das contas no dia 31 de dezembro de 2021 foi de 1,86% ou 0,01863517.
Hoje em dia, o FGTS possui um retorno de 3% ao ano, além de contar com a variação da Taxa Referencial (TR). Os trabalhadores recebem parte dos lucros do fundo desde 2017. Os valores são resultados de juros cobrados de empréstimos em projetos de saneamento, crédito de casa própria e em áreas de infraestrutura.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para saber o quanto tinha na data do dia 31 de dezembro de 2021, o trabalhador pode consultar o extrato do FGTS por meio do aplicativo FGTS ou site da Caixa. Quem for correntista do banco também pode realizar a consulta por meio do Internet Banking.
É importante frisar que as retiradas do valor depositado só poderão ser feitas mediante casos específicos e previstos na lei, como em demissão sem justa causa, falência da empresa, doença grave, saque-aniversário, aposentadoria, compra da casa própria, dentre outras modalidades.