scorecardresearch ghost pixel



Lucro do FGTS cai na conta dos trabalhadores em menos de dois meses

Trabalhadores com saldo em contas do fundo até o dia 31 de dezembro de 2021 têm direito a uma parcela do lucro.



O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) apurado em 2021 será distribuído entre milhões de trabalhadores no fim de agosto, daqui a menos de 50 dias. O valor que do montante ainda não foi definido, mas deve ficar na casa dos bilhões.

Leia mais: Auxílio-gasolina de R$ 300 ainda tem chances de sair em 2022?

No ano passado, o Conselho Curador do FGTS distribuiu mais de R$ 8,12 bilhões aos brasileiros. O valor representa 96% do lucro apurado pelo fundo no ano anterior.

Esse repasse bilionário é um direito dos trabalhadores com contas ativas e inativas no fundo de garantia. O saldo presente nessas contas é corrigido mensalmente e gera rendimentos, e uma vez por ano o lucro é apurado e distribuídos pela Caixa Econômica Federal.

Quem pode receber?

O lucro será dividido entre aquelas que possuíam saldo nas contas vinculadas até o dia 31 de dezembro de 2021. Até mesmo quem sacou os recursos após essa data tem direito aos rendimentos grados por ele. Quanto maior o saldo, maior o valor a receber.

A expectativa é que os valores sejam divulgados até o fim deste mês, já que o pagamento ocorre em agosto. Em 2022, a alta da inflação alcançou 11,73% nos últimos 12 meses, o que deve influenciar nos resultados.

Distribuição do lucro muda as regras de saque?

A divisão do lucro do FGTS entre os trabalhadores não altera as regras de saque previstas por lei. A quantia é incorporada ao saldo existente nas contas e só pode ser retirada nos casos previstos por lei, como demissão sem justa causa e compra da casa própria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário