As ainda pessoas têm demonstrado dificuldade em consultar os valores referentes ao FGTS, por isso o propósito do artigo é facilitar a compreensão daqueles que estão procurando se informar sobre o assunto agora, mostrando todas as novidades que saíram nos últimos dias e o que se faz necessário para a realização da consulta.
Veja também: Confirmada distribuição do lucro do FGTS para MILHÕES de brasileiros
Quando a consulta for feita pelo site, o trabalhador precisa informar o PIS/Pasep e usar uma senha cadastrada pelo mesmo. Caso prefira, ele pode também usar a Senha Cidadão. Se não lembrar dela, não precisa preocupar, pois o site oferece a opção para que seja possível recuperar a senha.
Distribuição do lucro do FGTS
A distribuição do lucro do fundo de garantia é uma medida legal que tem o objetivo de incrementar a rentabilidade das contas do FGTS do trabalhador. Quanto maior o saldo da conta vinculada ao fundo, mais o profissional terá a receber.
Mesmo perdendo para a inflação, ele rendeu mais que a caderneta de poupança. No ano passado, por exemplo, a poupança rendeu apenas 2,94%, influenciada pela taxa Selic (juros básicos da economia).
Maneiras de consultar o saldo
Com o aplicativo
Abra o app da CAIXA, informe a sua agência, conta e a senha para conseguir acessar as suas informações. Caso o seu celular tenha leitura digital, você pode ativar essa opção para facilitar o seu acesso, pois não precisará colocar a senha a cada vez que precisar ter acesso aos dados.
No site da CAIXA (fgts.caixa.gov.br)
Acessando esse endereço, você precisará informar o seu CPF ou o seu NIS. Em seguida, deverá clicar em “cadastrar senha”. É simples, certo? Então basta preencher todos os campos com os seus dados pessoais.
Por telefone
Você também pode consultar o seu número do PIS pelo número da Previdência Social que é 135. Ligando para ele, precisará escolher a opção 5. Você será direcionado a um atendente pouco tempo depois. Ele irá confirmar os seus dados cadastrais para poder realizar a consulta.
Fique atento, pois a Caixa também tem pode te informar o número do PIS pelo serviço Caixa Cidadão. O atendimento é 24 horas por dia e acontece em 7 dias da semana, porém o que você pode ter acesso às atendentes é de segunda a sexta, das 8h às 21h. Aos sábados, das 10h às 16h.
Quando o saque é permitido
- Na aposentadoria;
- Na rescisão do contrato por força maior ou culpa recíproca;
- Se caso for demitido sem justa causa;
- Na rescisão por acordo entre o trabalhador e a empresa;
- No término do contrato por prazo determinado;
- Em casos de se encontrar um estado extremo de desastre natural: chuvas, inundações que tenham atingido a residência do trabalhador ou coisa do tipo;
- Quando o titular da conta tem idade superior ou igual a de 70 anos.
Quem tem direito ao FGTS
Quem tem esse direito são os trabalhadores rurais, os profissionais regidos pela CLT, empregados domésticos e os atletas profissionais.
O fundo foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS não é descontado do salário, pois ele é de obrigação do empregador. É como se fosse uma poupança “imposta” que o empregador cria para o trabalhador. O número do PIS já fica disponível no primeiro emprego do trabalhador.