scorecardresearch ghost pixel



Lucro do FGTS: veja quando será pago e quem poderá sacar

Quem vai decidir o montante deste ano é o Conselho Curador do fundo. Valor distribuído ano passado foi de R$ 8,12 bilhões.



Trabalhadores com contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão receber em breve uma parcela do lucro do FGTS, referente aos rendimentos de 2021. O valor a ser distribuído entre os brasileiros ainda não foi definido, porém a data limite para os depósitos nas contas pela Caixa Econômica Federal deve acontecer até o final de agosto.

Leia mais: Perdeu a data do PIS/Pasep e FGTS? Caixa autoriza novos saques

No ano passado, foi aprovado um repasse de mais de R$ 8,12 bilhões aos trabalhadores. Quem vai decidir o montante deste ano é o Conselho Curador do FGTS, composto por empresas, representantes do governo e trabalhadores. Mas para que isso aconteça, é necessário que sejam aprovadas as demonstrações financeiras do fundo relativas ao ano de 2021.

Essa tomada de decisão acontecerá este mês, segundo informou o Ministério do Trabalho e Previdência. Confira um trecho da nota:

“Será realizada uma Reunião Extraordinária, em julho, para deliberar sobre as Demonstrações Financeiras de 2021, e outra uma Reunião Ordinária, em agosto, para deliberar sobre a Distribuição de Resultados, ocasião em que esse dado, caso mantido o cronograma, deve ser oficialmente divulgado.”

Quem vai receber o lucro do FGTS em 2022?

Pela lei, o repasse dos lucros deve acontecer até o dia 31 de agosto. O pagamento será realizado via crédito em contas vinculadas aos trabalhadores que tinham saldo na data de 31 de dezembro de 2021.

Qual será o valor que cada trabalhador irá receber?

Em suma, o dinheiro será distribuído de forma proporcional às contas vinculadas que tinham saldo até o dia 31 de dezembro do ano passado. Sendo assim, quem tinha maior valor consequentemente terá maior lucro. Em 2021, por exemplo, ficou definido o índice aplicado sobre o saldo das contas de 1,86%.

Como consultar o saldo do FGTS?

Os trabalhadores podem consultar o extrato do FGTS para saber o quanto tinham na conta na data da regra do pagamento. Para isso, basta acessar os seguintes canais:

  • Aplicativo FGTS;
  • Site da Caixa;
  • Internet Banking Caixa, no caso de correntistas da estatal.

Lembrando que o saque dos recurso depósitos só acontecem mediante as tradicionais regras do FGTS, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave, compra da casa própria ou via saque-aniversário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário