Um julho diferente: entenda por que este mês está mais quente que o normal

O clima no mês de julho está anormal! Você percebeu? Nós podemos explicar o porquê de as temperaturas não estarem como o previsto em boa parte do país. Confira!



Estamos no mês de julho. Em anos mais tradicionais, isso significaria que estaríamos vivendo semanas de frio, com ventos gelados à noite e dias com um sol mais moderado. Não para menos que certas festividades acontecem justamente nessa época, como é o caso das festas juninas que são recheadas de fogueiras e bebidas quentes.

Veja também: Vai viajar em julho? Aprenda a economizar até 25% de gasolina

Só assim para que seja possível aproveitar durante a noite, certo?

De toda forma, não é isso que estamos vendo. Ao menos não da forma que deveríamos e que já somos acostumados, pois estamos passando por climas atípicos nos últimos anos. Muito disso tem ligação com os problemas derivados das mudanças climáticas.

Esse mês até pareceu que seria gélido como de costume, já que os seus primeiros dias foram realmente frios, porém o calor voltando em diversas partes do Brasil, sobretudo nessa quinta-feira, 14. A boa notícia para alguns é que ele não deve ir embora por enquanto, então será possível contar com ele durante todo o fim de semana.

A previsão é válida para todo o país.

Segundo os especialistas, o clima está pelo menos quatro graus acima do que deveria estar, mas esse é um número que pode ser maior em determinadas regiões do Brasil.

Quem está escapando desse calorão completamente atípico certamente é morador do Sul. Como por lá o normal é fazer frio até em épocas quentes, a área permanece sob temperaturas baixas. Inclusive, os estados têm recebido muitas chuvas há mais de sete dias, logo parece que assim permanecerá pelo resto do fim de semana.

Aqueles que devem se preparar para o calorão são os moradores do Sudeste e o do Centro-oeste. Além das temperaturas altas, o ar estará extremamente seco, então o recomendado é beber muita água.

Os que moram no Nordeste e no Norte terão de lidar com o calor a de cerca de 30°C. Por mais que essa região esteja já acostumada esse clima, esperava-se que uma pequena trégua fosse vista por agora.

Vale lembrar que o Brasil ultimamente vem passando por diversas situações climáticas que são atípicas. Não há muito tempo, nós tivemos uma das piores estiagens da história do país, que por sua vez provocou diversos outros problemas por causa da falta de água.

Muitos estados ainda sofrem com isso. Esse ano também promete ser de muita seca em diversos lugares. O calor que faz agora, fora de época, pode ser mais uma evidência disso.

Dessa forma, é importante que as pessoas que moram nos estados mais afetados se preparem para os próximos meses quentes e para um verão implacável que chegará mais cedo ou mais tarde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário