Esse é um assunto que pode até causar controvérsia, pois alguns ensinamentos que são passados de geração em geração, podem não estar de acordo com a ciência, pois o que se vê do alimento a olho nu é apenas a superfície, já que os estudos examinam até mesmo o seu interior.
Veja também: Alimentos que podem ser consumidos no café da manhã de diabéticos
Antes de aplicar as recomendações genéricas, devemos observar primeiramente as recomendações da embalagem do produto, quando tiver. Isso porque a indústria faz diversos testes para determinar a validade e a melhor forma de armazenamento.
Muitas coisas que parecem ficar melhor refrigeradas podem ter o efeito contrário, pois no interior da geladeira a umidade tende a se condensar, deixando o alimento mais úmido.
Vamos mostrar alguns alimentos e suas recomendações, lembrando que quando já tiver a recomendação na embalagem você deve segui-la, pois mesmo sendo o mesmo produto, mas se for de marca diferente o procedimento de armazenagem pode ser diferente.
Cebola e alho
A classificação da cebola e do alho é chamada de bulbo. Estes alimentos devem ser armazenados fora da geladeira, para evitar que a umidade estimule o brotamento e a proliferação de fungos. Além disso, guardá-los refrigerados faz com que percam seu sabor, textura e faz com que fiquem moles.
Café
Se você já escutou que deixar o café na geladeira ajuda a preservar o sabor, saiba que isso é uma mentira, o processo é exatamente oposto. O café perde seu aroma quando exposto à umidade. O melhor a se fazer para preservá-lo é manter em local escuro e em pote bem vedado.
Mandioca
Se estiver limpa, descascada e fatiada deve ser mantida em refrigeração no máximo 48 horas. Se estiver crua, o recomendado é guardá-la ao abrigo da luz e local com temperatura ambiente.
Mel
Se for o mel de abelha puro, tanto faz se for armazenado dentro ou fora da geladeira. Mas por conter mais água que açúcar, as leveduras tendem a fermentar. Por isso, o ideal é guardar em temperatura baixa.
Batata, inhame e cará
O recomendado é deixar esses alimentos em temperatura ambiente e longe da luz para preservar a textura e sabor.