scorecardresearch ghost pixel



Alimentos que podem ser consumidos no café da manhã de diabéticos

Para quem tem diabetes o cuidado em realizar o café da manhã é essencial, não se pode exagerar no açúcar e carboidratos e, deve evitar frituras.



Para muitos, a primeira refeição do dia precisa ser composta de boas opções nutritivas e gostosas. Para quem tem diabetes o cuidado em realizar o café da manhã precisa ser ampliado, pois ao mesmo tempo em que não deve ficar longos períodos em jejum (para evitar a hipoglicemia), também não pode exagerar nas quantidades de carboidratos para evitar a elevação da glicose.

Veja também: Estes alimentos cozidos são mais saudáveis do que crus

O diabético precisa consumir carboidratos em todas as refeições, no entanto, o controle das quantidades deve ser feito conforme a orientação médica, isso porque cada pessoa possui suas porções individualizadas de carboidratos, que dependem de fatores como controle e metas de açúcar no sangue e medicamentos utilizados.

Para não ter erro, o ideal é sempre ter opções de alimentos saudáveis à disposição, seja para o café da manhã ou qualquer outro lanche.

Opções saudáveis de café da manhã para quem tem diabetes

O café da manhã precisa conter grupos alimentares como proteínas, fibras, vitaminas, e devem ser evitados alimentos fritos, excesso de açúcar e carboidratos.

Proteínas: fornecem mais saciedade e ajudam no controle glicêmico. Boas fontes proteicas são ovos, queijo, patê, pasta de amendoim, opções que podem integrar ao café da manhã com tranquilidade.

Fibras: têm função semelhante à proteína, ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, além de fazer bem para o intestino. Por essas razões, podem ser incluídos pães integrais, grãos como granola, cereais e aveia.

O que deve ser evitado ou consumido com moderação

O café deve ser uma refeição rica em nutrientes, mas pobre em quantidades calóricas e açúcares.

Comer somente carboidratos não é recomendado, pois pode causar um desequilíbrio da glicemia no sangue. Desta forma, precisa ser sempre acompanhado por fontes de proteínas.

O consumo de açúcar preferencialmente deve ser evitado, mas se não houver como fazer isso, deve ser em baixíssimas quantidades.

Alimentos fritos em óleo não são indicados, porque a gordura saturada pode elevar as chances de doenças cardiovasculares. O ideal é consumir azeite e óleos vegetais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário