A alta desenfreada nos preços dos combustíveis não é a única coisa com a qual os motoristas precisam se preocupar. Além de pagar mais caro todos os dias, os condutores têm que ficar atentos a novos e velhos golpes nos postos de combustíveis.
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Para “arrancar” mais dinheiro dos consumidores, os proprietários desses estabelecimentos obrigam seus funcionários a oferecer produtos e serviços sem nenhuma necessidade. Eles convencem o cliente, por exemplo, de que ele precisa trocar o óleo do veículo com urgência.
Além de comprar algo desnecessário naquele momento, o motorista algumas vezes acaba pagando muito mais caro. Isso ocorre porque os donos dos postos superfaturam suas mercadorias, embolsando muito mais do que seria justo.
Denúncia no Procon
Incomodado com a situação dos produtos superfaturados e serviços desnecessários, um cliente de Porto Alegre procurou o Procon (Proteção de Defesa do Consumidor) para abrir uma reclamação. De acordo com uma reportagem do Fantástico, programa da Rede Globo, a prática era adotada em várias unidades da rede Fabrício Corrêa Barros.
O Procon acatou a denúncia e multou três postos de combustíveis em R$ 10 mil após não obter respostas às suas notificações. Procurado pela imprensa, o empresário dono da rede disse apenas que o caso está nas mãos de seu advogado.
Como evitar o golpe
A orientação para evitar ser mais uma vítima do esquema é se atentar previamente a necessidades como trocar o óleo, calibrar os pneus e repor o fluido do limpador. Assim, o motorista evita ser pego de surpresa quando for abastecer.
Os especialistas também recomendam que esse tipo de serviço seja feito em estabelecimentos autorizados. Outra dica importante é sempre verificar se o valor pago pelo combustível corresponde ao que consta na bomba.