Motos de até 170 cilindradas terão o IPVA zerado? Projeto é aprovado

Esse projeto foi criado por um senador visa diminuir ou zerar o IPVA em motos de até 170 cilindradas. A proposta poderá entrar em vigor muito em breve, mas os descontos que serão integrados dependerão de cada estado.



Uma novidade está chegando para as pessoas que pilotam, principalmente aquelas que usam das motos para poder ganhar o pão de cada dia. Na última quinta-feira, 6, o Senado aprovou um projeto de lei que visava zerar completamente o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para alguns modelos.

Veja também: Isenção do IPVA para motos pode sair ainda em 2022

As motos contempladas com a medida são aquelas que têm até 170 cilindradas. A melhor parte é que os motoristas não precisarão esperar muito para poder usufruir dessa nova lei.

Os projetos, quando chegam no Senado, passam por um estágio de espera por aprovação. Quando essa aprovação é dada, eles percorrem um longo caminho até serem colocado em prática.

Na teoria, essa proposta ainda precisaria ser votada na Câmara dos Deputados, o que levaria tempo. Caso ela fosse aceita pela maioria, ainda teria de ir para as mãos do presidente Jair Bolsonaro para ser sancionada ou vetada.

A boa notícia é que esse projeto é inteiramente do Senado, ou seja, ele não precisa passar pelos outros processos citados. E como já foi aprovado, logo poderá entrar em vigor.

Essa proposta foi criada pelo senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR). Na verdade, começou de uma forma diferente de sua versão final, pois a ideia original era que o IPVA tivesse a sua alíquota zerada para todos os veículos de duas rodas até 150 cilindradas, no entanto um projeto assim seria mais difícil de passar.

E como foi noticiado pelo relator da proposta, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), algumas mudanças tiveram que ser feitas, assim como certas decisões precisaram ser acatadas.

Vale lembrar que esse projeto não obriga o IPVA a ser zerado. O que ele faz, na verdade, é colocar o piso do imposto em zero, mas a decisão final cabe a cada estado. Dessa forma, o estado irá decidir se o IPVA vai ser zerado ou não.

Essa é justamente a crítica feita pelo senador Oriovisto Guimarães (Podermos-PR), que classificou o texto como inócuo.

Guimarães afirmou também que apoia a ideia e que votaria a favor, se a questão fosse apenas a proposta, mas ele acredita que nenhum estado irá deixar o imposto em zero por livre e espontânea vontade, por isso não vê sentido.

O texto do projeto afirma que hoje 80% dos veículos de duas rodas em circulação no Brasil são de baixa cilindrada e que a maioria deles são usados por trabalhadores.




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