Duas das maiores distribuidoras de energia elétrica do país anunciaram uma mudança que vai simplificar o pagamento da conta de luz. Atendendo a uma determinação da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz), a Light e a Enel vão incluir um QR Code no documento.
Leia mais: Divulgadas regras do novo auxílio de R$ 720; saiba como vai funcionar
O código virá com uma série de informações fiscais, que serão enviadas à base de dados do governo do estado. A decisão da Sefaz tem como objetivo promover a emissão da fatura com um certificado auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica.
Além de colocar o QR Code na parte superior do documento de cobrança, a novidade também altera seu design e reforça a segurança do cliente. Depois de fazer o pagamento, o cidadão pode confirmar todos os detalhes da emissão da nota no site da Sefaz.
Enel comenda a mudança
A Enel Distribuição Rio acredita que o processo ficará mais transparente para o cliente com a chegada do QR Code na conta. Segundo a empresa, o modelo atualizado será disponibilizado de forma gradativa aos consumidores a partir de agosto.
A distribuidora informou que a inclusão da nota fiscal não altera a entrega da conta de luz, os canais de pagamento ou a data de vencimento.
Light confirma adesão
A Light também informou que está aderindo ao QR Code da Nota Fiscal Eletrônica, o que tornará a fatura um documento com validade tributária garantida por assinatura digital. Segundo a empresa, a mudança simplifica as obrigações dos contribuintes e facilita o acompanhamento dos aspectos fiscais.