scorecardresearch ghost pixel



Não tenho título de eleitor, mas preciso dele. E agora?

O prazo para tirar título de eleitor se encerrou no Brasil, em 2022, por conta do período eleitoral. Veja o que deve ser feito para emitir passaporte, fazer matrícula, entre outras coisas.



Pessoas que têm entre 18 e 70 anos de idade são obrigadas a votar em períodos eleitorais no Brasil. Isso quer dizer que todos esses cidadãos precisam ter o título de eleitor em mãos. O problema é que o período para emitir o documento já terminou em 2022.

Veja também: Quanto custa viajar para os destinos mais amados de final de ano?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em ano de eleições há um momento específico para poder solicitar o título adequadamente. No entanto, existem alguns serviços que necessitam do documento, como matrículas e a solicitação de passaporte.

Preciso tirar passaporte, mas estou sem o título. E agora?

Se você precisa regularizar o seu CPF, emitir passaporte ou fazer matrícula em universidades, por exemplo, é preciso apresentar o título de eleitor. Nesse caso, é preciso solicitar a Certidão Circunstanciada de Quitação Eleitoral. O documento deve ser fornecido pelos cartórios eleitorais da sua cidade.

Após o processo eleitoral, o serviço para emissão de título de eleitor é retomado.

O que acontece durante as eleições?

Primeiramente, saiba que pessoas entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos de idade não são obrigadas a votar, embora tenham esse direito. Ou seja, a obrigatoriedade do voto foi estabelecida para todos os cidadãos que têm entre 18 e 70 anos de idade. Caso a pessoa não compareça às urnas no dia da eleição, ela deve justificar a ausência ou pagar multa pode não ter justificado.

Para todos os que acabaram de completar 18 anos, no entanto, não existe multa a ser aplicada. Essas pessoas têm até o prazo dos 19 anos de idade para tirar o título de eleitor, conforme determina a lei. Depois disso, será exigido que o cidadão tenha seu título de eleitor em mãos corretamente.

Quando posso tirar meu título de eleitor novamente?

Respeitando os trâmites legais, agora não é mais possível solicitar a emissão do documento. O título de eleitor só poderá ser entregue a partir do mês de novembro de 2022. Ou seja, quem não tirou, não poderá votar nestas eleições presidenciais. Apenas após o mês eleitoral é que a emissão de títulos será retomada pelas autoridades competentes em todo o território nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário